Recurso de geolocalização do Facebook começa a funcionar no Brasil

Por padrão, check-ins dos usuários são compartilhados apenas com amigos

Por Redação em 21/03/2011

   

nao. (Foto: Divulgação)
Recurso de geolocalização do Facebook começa a funcionar no Brasil

O Facebook surpreendeu os brasileiros no último final de semana ao liberar o recurso Places, que permite se registrar (fazer check-in) em lugares, como na rede social baseada em geolocalização Foursquare. O novo recurso só está disponível no aplicativo do Facebook para smartphones, como iPhone, BlackBerry e aparelhos com o sistema operacional Android.

O aplicativo, atualizado automaticamente pela equipe da rede social, ganhou um novo botão na página "Feed de notícias". Ao clicar em "Fazer check-in", o usuário pode selecionar, buscar ou adicionar um local à lista do Facebook e depois selecioná-lo para fazer o check-in na rede social.

É possível informar sua localização, marcar os amigos que estão com você no local e escrever o que está fazendo. Contudo, antes de seus amigos aparecerem na página do local, o Facebook enviará uma notificação para permitirem ou não que sejam marcados em locais pelos amigos. Caso permitam, poderão ser marcados por qualquer pessoa que fizer check-in em um local.

Cada local cadastrado também ganha uma página de informações. Além do telefone, o usuário também encontra o histórico de visitas de usuários do Facebook naquele local. Só é possível saber quantos usuários já fizeram check-in no local e não quem são as pessoas que já passaram por lá.

Para saber o histórico de lugares em que os amigos fizeram check-in, o usuário deve acessar a função "Locais", disponível no menu inicial do aplicativo. Por meio dessa página, o usuário visualiza os últimos check-ins próprios e de seus amigos por meio do Facebook. Também é possível encontrar um atalho para fazer check-in por meio da rede social.

Privacidade

No lançamento do Places, Michael Sharon, gerente de produto do Places, afirmou que o Facebook lançaria configurações de privacidade específicas para geolocalização. Segundo ele, o usuário poderia definir com quem quer compartilhar suas informações de check-in e também eliminar marcações quando for marcado por amigos em algum local. Sharon também informou que poderá compartilhar a localização dos usuários com parceiros, desde que eles permitam.

Até agora, o usuário tem apenas um controle de privacidade relacionado ao Facebook Places. Ao acessar a página de configurações de privacidade há uma nova opção chamada "Locais que você visita". Por padrão, apenas amigos podem ver as informações de check-in, mas o usuário pode alterar as configurações a qualquer momento para "Todos" ou "Amigos de amigos".


Fonte: ig.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade