Perspectivas de uma grande safra de verão em Soledade

Em algumas propriedades, em pequenas áreas produtividade da soja ultrapassou as 80 sacas por hectare

Por Redação em 30/03/2011

   

nao. (Foto: João Alberto de Souza / Coagrisol)
Perspectivas de uma grande safra de verão em Soledade

A colheita da safra de verão em Soledade está em pleno andamento, tanto na cultura da soja, como na do milho que são as mais cultivadas, e que agregam mais rentabilidade a propriedade rural. Com a expectativa de seca, devido ao fenômeno la niña, a maioria dos produtores anteciparam o plantio, e optaram por cultivares mais precoces, para tanto os resultados estão sendo colhidos.

Conforme o Engenheiro Agrônomo e Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Alto da Serra do Botucaraí, Roberto Coletti, a colheita está num estágio avançado, sendo que existem propriedades, na localidade da Raia da Pedra, onde a produtividade ultrapassou as 80 sacas por hectare. No entanto, Coletti alerta para uma produtividade média de 45 a 50 sacas por hectare, ficando um pouco acima da média dos últimos anos, que esteve na casa das 40 sacas por hectare.

De acordo com Coletti, Soledade possui uma área cultivada com soja de aproximadamente 25 mil hectares, podendo atingir uma colheita superior a 1,250 milhão de sacas, contudo ainda existe a necessidade de um melhor manejo das lavouras, tendo em vista um estudo recente realizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos, onde apontou, somente em Soledade a baixa concentração de alguns componentes do solo, para o bom desenvolvimento das culturas.

Em relação ao milho, que sofreu uma redução na área plantada, e que já está com a colheita bem avançada, Coletti afirma que existe diferenças de produtividade, em algumas lavouras a média ultrapassou os 120 sacos por hectare, em outras não chegou a 60, para tanto a produtividade média do município deverá ser superior aos 90 sacos por hectare.

De uma forma geral, as expectativas são as melhores possíveis, tendo como fator positivo a cotação dos produtos que está em alta no mercado internacional, e tem reflexos positivos no Brasil, todavia, o Engenheiro destaca ainda a necessidade de um melhor planejamento dos produtores, e que uma reserva financeira seja realizada, para períodos opostos ao que estamos passando atualmente.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade