É tempo de chocolate

Três receitas com o doce mais amado do mundo, para dar a largada nas comemorações de Páscoa

Por Redação em 05/04/2011

   

nao. (Foto: Divulgação)
É tempo de chocolate

Nem só de moderação se faz a Quaresma. Para os malucos por chocolate, a proximidade do fim do período -- que desemboca na festa simbolizada por coelhos de olhos vermelhos e pelo branquinho -- aponta a possibilidade de devorar o doce de cacau sem culpa nem patrulha. Nossa reportagem reuniu três receitas açucaradas para chocólatra nenhum botar defeito. Vale se lambuzar na taça de sorvete, sugestão do Johnnie Pepper, fazer bonito com a sobremesa da Roberta Ciasca, do Oui Oui, experimentar uma barra diferente, como a do Back Gastrobar. E se alguém quiser regular seu consumo, não se aperte. Apenas sorria e repita a senha: feliz Páscoa!

Tacinhas de brigadeiro com passas ao rum e colherzinha de tuile
Receita de Roberta Ciasca, do Oui Oui, Rio de Janeiro
Rendimento: 12 porções

Ingredientes
Para a tacinha de brigadeiro:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) rasa de manteiga
4 colheres (sopa) de cacau em pó
100 ml de creme de leite
1 colher (sopa) bem cheia de passas pretas picadas
2 colheres (sopa) de rum
Chocolate ralado para decoração

Para a colherzinha de tuile:
100 g de manteiga em ponto de pomada (mole, mas não derretida)
100 g de açúcar de confeiteiro
100 g de clara de ovos
100 g de farinha

Modo de preparo
Para a tacinha de brigadeiro:
Coloque as passas picadas de molho no rum e reserve. Misture o creme de leite com o cacau até diluir bem. Coloque o leite condensado, a manteiga e a mistura de cacau na panela, e leve ao fogo. Retire quando estiver em ponto de brigadeiro bem mole. Acrescente as passas e o restinho de rum e misture. Conserve na geladeira com papel filme grudado na superfície.

Para a colherzinha de tuile:
Bata a manteiga até ficar bem mole, junte o açúcar e a farinha peneirados e, por último, as claras em temperatura ambiente. Misture suavemente com batedor e deixe a massa repousar na geladeira (se não descansar, a massa encolhe quando assa). Coloque um molde em formato de colher sobre um silpat e espalhe a massa com uma espátula por cima, formando uma camada bem fina. Retire o molde. Leve ao forno a 180 graus até dourar. Retire com uma espátula e guarde em pote fechado.

Montagem
Coloque o brigadeiro em potinhos. Decore com chocolate ralado com o zester. Espete uma colher e serva com mais uma colher ao lado.

Barra de Caramelo
Receita de Dudu Borger e Beto Tempel, do Back Gastrobar, em São Paulo, SP
Rendimento: 20 porções

Ingredientes
2 kg de chocolate
570 g de açúcar
500 g de amendoim torrado
45 g de manteiga
750 ml de creme de leite
525 ml de glucose de milho

Modo de preparo
Prepare o caramelo misturando o açúcar e a glucose no fogo, até ponto de fio. Junte a manteiga e, em seguida, o creme de leite, sem parar de mexer, até dar o ponto de bala mole. Agregue o amendoim e vire em um tabuleiro para resfriar. Derreta o chocolate, coloque por cima do caramelo e deixe resfriar. Corte em pedaços e sirva.

Avalanche
Receita do restaurante Johnnie Pepper, com filiais em São Paulo e no Rio de Janeiro
Rendimento: 1 porção

Ingredientes
3 bolas de sorvete de creme
4 colheres (sopa) de castanha de caju moída
4 colheres (sopa) de água
3 colheres(sopa) de chantilly
2 colheres(sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de margarina
1 cereja

Modo de preparo
Para a calda de chocolate:
Em uma panela, coloque o chocolate, a manteiga, a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter uma mistura homogênea.

Montagem
Coloque a taça de sorvete no congelador por cerca de 5 minutos. Misture a calda de chocolate quente com a castanha. Retire a taça e envolva-a na calda de chocolate com a castanha. Disponha o sorvete na taça, cubra com chantilly e decore com a cereja.


Fonte: ig.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade