Simpósio Nacional sobre o uso da Água na Agricultura inicia nesta segunda

Por Redação em 08/04/2011

   

nao. (Foto: Reprodução)
Simpósio Nacional sobre o uso da Água na Agricultura inicia nesta segunda

O IV Simpósio Nacional sobre o uso da Água na Agricultura será realizado em Passo Fundo, de 11 a 14 de abril, no Centro de Eventos da UPF. Serão seis painéis e 26 especialistas. A expectativa é que mais de 450 pessoas participem das atividades. O evento pretende apresentar e discutir a necessidade de melhoria de eficiência, redução de perdas e na minimização de impactos na utilização dos recursos hídricos. A abertura do evento será as 19h20 e contará com diversas autoridades, entre elas, a secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, que abordará a Gestão dos Recursos Hídricos no Estado.

A agricultura é o setor usuário que mais consome água. No Brasil representa 69% dos chamados usos consuntivos e no Rio Grande do Sul, em média, pode chegar a mais de 80% em muitas bacias hidrográficas. A produção agrícola está cada vez mais vinculada à irrigação e ao uso da água. Das pequenas às grandes produções, a irrigação ajuda a aumentar o rendimento e acrescenta valor econômico à produção agrícola. Mas a água é um recurso finito e o seu mau uso e a poluição podem levar a um esgotamento rápido deste recurso imprescindível e dotado de grande valor ambiental, econômico e estratégico.

Conforme o coordenador do evento, Claud Goellner, durante os quatro dias de evento serão discutidas todas estas implicações com diversos especialistas do país e do exterior. “A agricultura é a maior usuária e por isso o seu uso racional e eficiente é de fundamental importância para a sobrevivência da própria atividade e para a manutenção da quantidade e qualidade dos recursos hídricos”, salientou Goellner.

Nesta quarta edição do Simpósio, as discussões irão além do setor da agricultura. O objetivo é destacar os principais temas e problemas relacionados com o uso da água pelos diversos setores usuários: abastecimento público, esgotamento sanitário, indústria, geração de energia, mineração, pecuária e agricultura.

O evento é uma promoção conjunta da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Universidade de Passo Fundo (UPF), através da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju).

Outras informações pelo site www.upf.br/coaju/simposio

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade