Sociedade Brasileira de Nefrologia alerta para crise

Por Jackes Moraes em 08/04/2011

   

nao. (Foto: Jackes Moraes)
Sociedade Brasileira de Nefrologia alerta para crise

Durante a sessão da câmara de vereadores de Soledade do dia 4 de abril, ocupou a tribuna do poder legislativo a médica Fabiane Santos Fogaça, responsável técnica pela Clinica Nefrológica Soledade. O assunto abordado foi a crise da terapia renal substitutiva no Brasil. Conforme o relato da profissional o que está se presenciando é o sucateamento dos serviços em decorrência de dívidas crescentes e com perda progressiva de esperanças de solução.

Hoje o segmento encontra dificuldade para a compra de insumos devido a falta de créditos com os fornecedores, bem como presenciando dia-a-dia a deterioração das máquinas por dificuldades de manutenção e compra de novos equipamentos. Além da constante pressão de fornecedores que protestam títulos e não liberam materiais e insumos sem pronto pagamento além da ameaça de suspensão no fornecimento de materiais para continuidade de terapia dialítica domiciliar.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia encaminhou documento para o Ministro da saúde Alexandre Padilha, onde apresenta os dados e solicita sua intervenção imediata. As cerca de 600 clínicas particulares são as que mais sofrem, pois hoje 90% dos pacientes são idosos e pessoas pobres. A maior preocupação é em manter a qualidade do atendimento. Conforme a Drª. Fabiane a luta vem desde o ano de 2002, sem solução e a cada dia aumenta o número de pacientes. Para finalizar a mesma disse que é preciso um esforço de todos os seguimentos para que a sociedade de nefrologia seja ouvida pelas autoridades competentes.

Os vereadores aprovaram uma moção de apelo para ser enviada ao secretário estadual de saúde para que este faça um esforço em atender aos pedidos como repasses de recursos em dia para as clínicas e correção dos valores pagos aos serviços prestados para o Sistema Único de Saúde. O presidente da Câmara vereador Jovenal Marques de Almeida do PP, disse que o poder legislativo através de seus pares não medirão esforços para buscar as conquistas desejadas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade