Verno Müller fala das ações realizadas pela AMASBI, durante seu mandato

Por Cátia Andreia Dörr em 11/04/2011

   

nao. (Foto: Mariana Teixeira)
Verno Müller fala das ações realizadas pela AMASBI, durante seu mandato

Assuntos pertinentes à região do Botucaraí, estiveram novamente em pauta, durante a reunião de prefeitos da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí-AMASBI, realizada na sexta-feira, 08, em Campos Borges.

Durante o encontro que antecipou a abertura oficial da Expocamp – Feira Agrocomercial, Industrial, Mostra de Animais, Cultura e Lazer, o prefeito de Tio Hugo e então presidente da entidade, Verno Aldair Müller, relatou as principais ações trabalhadas durante sua gestão.

Segundo Verno Müller, além das obras da RSC-471, inaugurada pela Governadora Yeda Crusius, ligação entre o norte do Estado, Planalto Médio e o Porto de Rio Grande, passando pelo Vale do Rio Pardo, a entidade trabalhou junto aos órgãos competentes a viabilibidade de construção de outros acessos asfálticos, como é o caso do município de Nicolau Vergueiro, que não possui nenhum acesso asfaltado e ainda enfrenta dificuldades de travessia via barca, no rio Jacuí.

Ainda sobre trafegabilidade, a AMASBI tratou junto ao DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a discussão que prevê a duplicação da BR 386, até o km 213, na cidade de Tio Hugo, buscando incluir a obra no Programa de Aceleração do Crescimento, PAC 2, ou em outra ação, visto que a rodovia apresenta um forte fluxo de veículos até Tio Hugo, devido ao entroncamento da BR 386, com as rodovias, ERS 223, ligando o sul do estado com a região da Produção e ao Alto Uruguai e a RST 153, ao Alto Jacuí e região central do Estado.

Na área de educação a entidade esteve envolvida com o projeto de criação da Unidade Descentralizada de Educação Superior da Universidade Federal de Santa Maria na região do Alto da Serra do Botucaraí (UDESB), no município de Soledade, além da liberação e o aumento de recursos estaduais para o transporte escolar.

Na saúde, os prefeitos participaram do "esforço concentrado" para a votação da regulamentação da emenda constitucional 29, que prevê o aumento de recursos federais para a saúde. Além disso, os prefeitos da AMASBI participaram ativamente das mobilizações em favor da votação da emenda constitucional que redistribui de forma mais justa os royalties do pré-sal, recursos de enchentes, energia eólica na região, destinação correta de resíduos sólidos.

Recentemente, a AMASBI também sediou no município de Tio Hugo, o terceiro seminário do Programa de Interiorização reunindo 150 gestores municipais de 89 Municípios localizados nas regiões do Alto da Serra do Botucaraí, Alto jacuí, Planalto e Vale do Taquari.

Ainda na condição de presidente da AMASBI, Verno solicitou o encaminhamento de uma manifestação de apoio, em nome da entidade, a presidência da Assembleia Legislativa do Estado, Adão Vilaverde e ao deputado estadual, Marlon Santos (PDT) autor da PEC 210/2011. A matéria tem como objetivo oferecer aos Municípios gaúchos as informações necessárias para que eles possam cobrar o imposto referente às operações com cartões realizadas em seu território.

Confira a galeria de fotos da reunião em http://www.clicsoledade.com.br/fotos/?pg=ver&id=358.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade