Secretária do Meio Ambiente palestra sobre gestão de recursos hídricos

Por Natália Fávero em 12/04/2011

   

nao. (Foto: Cláudio Tavares)
Secretária do Meio Ambiente palestra sobre gestão de recursos hídricos

A abertura do IV Simpósio Nacional sobre o uso da Água na Agricultura e I Simpósio Estadual sobre os usos múltiplos da água aconteceu na noite de ontem (11/04). A primeira palestra do evento foi sobre a gestão dos recursos hídricos no Rio Grande do Sul, ministrada pela Secretária Estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony. O Simpósio será realizado até a próxima quinta-feira (14/04), no Centro de Eventos da UPF, em Passo Fundo.

A secretária Estadual do Meio Ambiente salientou durante a palestra de abertura a importância da participação da sociedade nos comitês e também a realização da educação ambiental na prática.

Além disso, a secretária disse que o Estado foi o pioneiro na elaboração de uma legislação sobre recursos hídricos (Lei Estadual nº. 10.350). Entre as metas e desafios está o investimento no Departamento de Recursos Hídricos (DRH). O órgão estaria com falta de corpo técnico suficiente e qualificado. Mas sinalizou que o Governo já prometeu uma força-tarefa, inclusive com a promoção de concurso público para cerca de 90 servidores.

O coordenador do evento, Claud Goellner, destacou no seu discurso, a interdependência que existe entre todos os usuários da água e a necessidade do uso eficiente dos recursos. “Para evitar futuros conflitos pelo acesso e uso da água escassa como ocorre no oriente é necessário urgentemente efetivar a implantação e consolidação de uma gestão integrada de recursos hídricos, investimentos financeiros para proteção, adoção de novas tecnologias para o uso eficiente e aumento no seu rendimento econômico”, alertou Goellner.

A expectativa é que mais de 450 pessoas participem diariamente das atividades do Simpósio até o dia 14 de abril. O evento pretende apresentar e discutir a necessidade de melhoria de eficiência, redução de perdas e desperdícios e na minimização de impactos na utilização dos recursos hídricos.

Troféu Amigo da Água

Durante a solenidade, Jussara Cony foi homenageada com o Troféu Amigo da Água, juntamente com outras 16 instituições. Os troféus foram confeccionados pelas artistas plásticas e arte educadoras Ivana Tisott e Janeska Bertochi, do ateliê Casa Listrada de Passo Fundo. A mão sustenta um globo com água que simboliza a importância deste recurso que compõe a maior parte da superfície do planeta água e destaca o trabalho daqueles que se dedicam à proteção de preservação deste recurso.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade