Aprovadas audiências públicas sobre suinocultura e construção de ponte sobre o rio Jacuí

Por Marinella Peruzzo em 13/04/2011

   

nao. (Foto: Marco Couto / Ag. AL )
Aprovadas audiências públicas sobre suinocultura e construção de ponte sobre o rio Jacuí

A cadeia produtiva da suinocultura e a construção de uma ponte sobre o rio Jacuí serão objeto de duas audiências públicas da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa. Os debates, propostos pelo deputado Luis Fernando Schmidt (PT), foram aprovados na manhã desta quarta-feira (13), em reunião ordinária do órgão técnico presidido pelo deputado Adilson Troca (PSDB).

Sobre o primeiro tema, Schmidt explica que um dos pontos a serem abordados é o comportamento da empresa Doux Frangosul em relação aos seus fornecedores e produtores integrados. Também serão discutidos, segundo o parlamentar, questões relativas a licenças ambientais. Apesar das dificuldades identificadas no setor, o deputado disse que há notícias positivas. Destacou a visita da presidenta Dilma Rousseff à China, que, segundo ele, deverá resultar no aumento da exportação de carne suína brasileira e gaúcha.

Quanto à construção de uma ponte sobre o Rio Jacuí, entre os municípios de Triunfo e São Jerônimo, o deputado explicou que se trata de uma demanda antiga que poderá desafogar a BR 116 e facilitar o escoamento da produção ao Porto de Rio Grande. “Temos que pensar em alternativas, disse Schmidt.

O deputado José Sperotto (PTB) apoiou a iniciativa, assinalando que em 2009 realizou audiências públicas sobre o tema, que não tiveram continuidade em razão da interrupção do seu mandato. O deputado felicitou o colega por retomar o tema e sugeriu a participação do Daer na discussão, uma vez que o órgão, segundo ele, estaria elaborando, na época, um projeto sobre a matéria.

Sperotto também aproveitou para defender a construção de uma ponte sobre o Guaíba. “Sem tirar a relevância da construção da ponte sobre o rio Jacuí, uma ponte sobre o rio Guaíba salvaria vidas”, disse. “Quantas ambulâncias ficam paradas ali (enquanto a ponte é alçada para a passagem de navios)?”, questionou. Ele sugeriu ainda que não se espere pelo governo federal para dar início às obras. “Se não tem dinheiro, que deixe a iniciativa privada construir”, defendeu.

Ao término da reunião, o presidente da comissão, deputado Adilson Troca, lembrou aos parlamentares a audiência pública que será realizada na sexta-feira (15), em Rio Grande, sobre o polo naval. Antes da audiência, haverá uma visita aos estaleiros.

Presenças

Participaram da reunião os deputados Adilson Troca (PSDB), Lucas Redecker (PSDB), Luis Lauermann (PT), Luis Fernando Scmidt (PT), Gerson Burmann (PDT), Marco Alba (PMDB) e José Sperotto (PTB).

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade