Inmet alerta para temporal com vento de 60 km/h e queda de granizo no Estado

Instabilidade atinge logo cedo as cidades da metade norte e oeste do Estado

Por Redação em 14/04/2011

   

nao. (Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS)
Inmet alerta para temporal com vento de 60 km/h e queda de granizo no Estado

A aproximação de uma frente fria provoca mudança no tempo nesta quinta-feira, em todo o Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de chuva forte, com trovoadas e rajadas de vento ao longo do dia. Segundo a Central RBS de Meteorologia, os temporais devem ser acompanhados de rajadas de vento que podem passar dos 60 km/h e há risco de queda de granizo.

A instabilidade atinge logo cedo as cidades da metade norte e oeste do Estado. Durante a madrugada, marcada pelo abafamento e temperatura mais elevada em relação às noites anteriores, choveu sobre partes do centro, norte e oeste do Rio Grande do Sul. A temperatura mínima ficou em torno dos 14ºC em Vacaria e a máxima da madrugada, até as 5h, ocorreu em Santa Rosa, que registrou 21,8ºC.

Em Porto Alegre, a chuva pode ocorrer ainda pela manhã. A temperatura não passa dos 27°C e também há risco de temporal com vento forte e granizo. No Litoral, pode chover a partir da tarde. Na região da Campanha, o sol ainda aparece pela manhã, e a temperatura máxima fica em torno dos 30°C.

Bloqueio atmosférico

A chegada desta frente fria ao Estado gera uma área de instabilidade comum para a época do ano, que tem origem na combinação da umidade e calor que vêm da Amazônia a uma elevada instabilidade atmosférica. Esse sistema, segundo a Somar Meteorologia, inaugura um período em que o Rio Grande do Sul passará por um bloqueio atmosférico. A partir de agora e por pelo menos uma semana, as chuvas do centro e sul do Brasil ficarão concentradas preferencialmente sobre o território gaúcho.

Sexta-feira

O tempo permanece instável durante o dia, com chuva a qualquer hora. Ainda haverá risco de temporais, com vento forte e queda de granizo. Os maiores acumulados de chuva devem ficar sobre a metade norte - os volumes podem chegar a 60 mm em 24 horas. A temperatura mínima não se altera em relação à quinta-feira.

ZeroHora.com

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade