Município de Tio Hugo participou ativamente do processo de Interiorização do Governo

Por Cátia Andreia Dörr em 20/04/2011

   

nao. (Foto: Cátia Andreia Dörr / Divulgação)
Município de Tio Hugo participou ativamente do processo de Interiorização do Governo

Uma comitiva de representantes do poder executivo municipal de Tio Hugo, formado pelo chefe do executivo, Verno Müller, secretários e servidores municipais, além de representantes da sociedade civil organizada, acompanharam na sexta-feira, 15, na cidade de Lagoão, o processo de Interiorização do Governo estadual.

Durante o encontro coordenado pelo governador, Tarso Genro, o governo anunciou para a região do Botucaraí, que apresenta os menores índices de desenvolvimento humano no Estado, uma ação efetiva no combate à desigualdade regional e a pobreza extrema no Rio Grande do Sul, além de investimentos de R$ 19 milhões do BNDES para a ligação asfáltica entre Lagoão e Segredo, no total de 27 quilômetros; uma reivindicação histórica da região.

Além disso, o Governo do Estado anunciou a pavimentação asfáltica para os acessos de Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul e Tunas, totalizando um investimento da ordem de R$ 28 milhões. A correção de solos no Estado, especialmente nesta região também foi pauta da Interiorização, com o anúncio de projeto pela secretaria estadual de agricultura.

À tarde os trabalhos seguiram com foco específico para cada secretaria, ocasião em que os municípios apresentaram e discutiram novos projetos, com governo do estado, para o desenvolvimento de suas cidades, além de adequações de antigos pleitos para que então ocorra a formalização da liberação de recurso financeiro de outros projetos.

Prefeito Verno participou de debate sobre a elaboração do PPA do Estado

Ainda durante o processo de interiorização do Governo do Estado, o prefeito de Tio Hugo e presidente da Associação Gaúcha Municipalista – AGM, Verno Aldair Müller, participou do debate coordenado pelo secretário adjunto do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Gilso de Brum e pela Comissão de Participação Legislativa Popular, que tratou da metodologia do processo de participação popular para a elaboração do Plano Plurianual 2012/2015 do Estado.

Entre as reivindicações apresentadas pela região está a confirmação do projeto de criação da Unidade Descentralizada de Educação Superior da Universidade Federal de Santa Maria na região do Alto da Serra do Botucaraí (UDESB), no município de Soledade, ou ainda a instalação de outra unidade de ensino superior federal.

Também foram apresentadas outras propostas como, a possível criação de uma agência regional de desenvolvimento; a efetiva execução do Programa de Combate de Desigualdade Social, lançado pelo governo estadual; programas voltados exclusivamente ao incentivo a diversificação de cultura nas propriedades rurais e a inclusão da região na rota da Ferrosul.

Verno Müller destacou ainda a importância da participação maciça dos poderes executivos municipais e do Conselho Regional de Desenvolvimento – COREDE Botucaraí no seminário de elaboração do PPA, na regional funcional de planejamento 9, que acontece no dia 14 de maio, em Passo Fundo, para que não ocorra o esquecimento das reivindicações da região, em especial ações na área habitacional, de saneamento e principalmente no programa de correção de solo.

Também integram a Região Funcional 9 os COREDES Produção, Médio Alto Uruguai, Norte, Nordeste e Rio da Várzea.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade