Cavalo Crioulo mostrará na Exposol os melhores exemplares da raça

Por Agência Mídia em 27/04/2011

   

Cavalo Crioulo já é tradição no evento.. (Foto: Mariana Teixeira / Arquivo)
Cavalo Crioulo mostrará na Exposol os melhores exemplares da raça

Um dos setores que mais recebe atenção por parte dos visitantes durante a Exposol é o Cavalo Crioulo, que nesta edição da feira (de 4 a 8 de maio de 2011), assim como em anos anteriores, est&aac ute; com ampla programação em todos os dias para quem quiser conhecer e acompanhar as atividades de qualificação da raça, quando será realizada a Concentração de Machos, Exposição Morfológica, Credenciadora ao Freio de Ouro e Copa de Campereada.

Na sexta (6) acontece a Concentração de Machos, quando criadores apresentam seus animais para avaliação criteriosa de um técnico da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo) como marcação (classificação) dentro das normas da raça. Deverão ser analisados cerca de 25 cavalos crioulos. Ainda no mesmo dia acontece a Exposição Morfológica, quando animais já marcados também serão avaliados quanto a sua morfologia, analisando suas características e tipicidade como os melhores padrões da raça. Deverão participar cerca de 50 animais classificados por idade e sexo. Neste mesmo momento também será escolhido o melhor exemplar da raça.

As atividades do Cavalo Crioulo continuam no sábado (7) com a Credenciadora ao Freio de Ouro, importante etapa onde os animais serão avaliados morfológica e funcionalmente, através de provas de desenvoltura, velocidade, controle do peão, lida com o gado, entre outros. Os melhores deste dia participam da final que acontece no Domingo (8) quando se classificam quatro machos e quatro fêmeas para a semifinal estadual do Freio de Ouro.

Também no domingo a Exposol apresenta uma novidade: realizada pela primeira vez no evento o público poderá conferir uma Copa de Campereada, atividade onde um trio de ginetes terá que retirar três bois de uma tropa, sendo que estes animais são escolhidos no momento do início da prova. O trio que conseguir realizar em menor tempo será o vencedor. "Esta foi uma inovação que aconteceu no Soledade Tchê e com a sua grande aceitação e participação do público, iremos repetir agora na Exposol. Com isso esperamos ainda maior participantes para a realização das Provas", comentou Josiano Garcia da Silva, um dos coordenadores do setor, que lembra que o setor de Cavalo Crioulo sempre destacou-se com alto nível, com participação de animais de excelente qua lidade.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade