A Festa do Pinhão e sua simbologia

Evento aconteceu no último final de semana em Fontoura Xavier

Por Redação em 04/05/2011

   

(Foto: Nélvio Tonatto / Divulgação)
A Festa do Pinhão e sua simbologia

A cidade de Fontoura Xavier possui uma grande área de matas nativas onde destacamos a grande quantidade de araucárias que produzem um dos frutos muito consumidos na comunidade, o pinhão. Fruto facilmente encontrado no município. Ao chegar a Fontoura as tendas de Pinhão são um grande cartão postal, com toda uma diversidade de produtos a base de pinhão.

Na comunidade é um dos alimentos mais consumidos nessa época de frio, alimento com muitos benefícios, porém para desfrutar dessas vantagens é necessário consumi-lo de forma correta.

Este alimento é fonte de proteína, minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro, fósforo) e vitaminas (complexo B, vitamina A) nutrientes estes, que minimizam os riscos de doenças, além de ser rico em carboidrato que nos proporciona energia.

Não é por acaso que a época do pinhão é no inverno, pois como já citado, o alimento é fonte de energia (rico em carboidrato), que ajuda manter a temperatura corporal. Isso não significa que podemos consumir sem controle. É recomendada em média uma porção de 5 a 7 unidades de pinhão cozido por dia, quantidade que irá garantir a ingestão adequada dos nutrientes presentes no pinhão.

Esta quantidade pode ser maior ou menor dependo da qualidade dos outros alimentos consumidos juntamente ou durante o dia. Na dúvida é importante falar com uma nutricionista.

A administração municipal percebendo esse grande potencial organizou a Festa do Pinhão e fez dele um cartão de visitas com três dias de festa com muita alegria, diversão, gastronomia do pinhão, shows, exposições, mateadas, concursos artísticos, tiros de laço, gineteadas e parque de diversões.

* Roberta Pérego Dauernheimer, Nutricionista

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade