Dormir emagrece

Fome tem relação com horas de sono

Por Redação em 11/05/2011

   

(Foto: Divulgação)
Dormir emagrece

Se você sempre sonhou em perder peso sem fazer força, sua hora chegou! Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que hormônios como leptina e grelina, que influenciam diretamente no nosso apetite, têm relação direta com as horas de sono. Pessoas que dormiam menos de oito horas por dia apresentaram menor nível de leptina e um aumento na quantidade de grelina, além de altos níveis de gordura corporal.
Resumindo, aqueles que dormiam menos, pesavam mais.

Os cientistas concluíram que, com esta combinação de hormônios, as pessoas tinham o apetite estimulado e faziam, no mínimo, uma refeição a mais que os “bons de cama”.

Além disso, segundo a terapeuta ortomolecular Heloísa Bernardes, autora do livro A Dieta de Jesus, trabalhar ou assistir televisão até tarde, com luzes muito claras, acaba alterando o ciclo do sono e fazendo com que, a longo prazo, a produção de melatonina vá sendo modificada. É como se o corpo “pensasse” que o dia está mais longo.

A melatonina é o hormônio responsável pelo controle do sono e, na presença da luz, ele não é produzido. Por isso, quem fica mais tempo acordado acaba comendo mais. “Enquanto as luzes artificiais estão acesas, o corpo interpreta que é dia e libera cortisol, um mobilizador do açúcar no sangue, causando estresse e vontade de comer doces”, explica Heloísa.

Então, se você quer tirar proveito do sono para perder peso, desligue as luzes e vá pra cama mais cedo, preservando suas oito horas de sono. Quem sabe assim, aquela fominha das noites intermináveis em frente ao computador, ou à televisão, não vai embora? Vale a pena experimentar!


Fonte: terra.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade