Legislação ambiental atrai atenção dos produtores durante o Ciclo de Palestras

Promotor Público de Soledade comentou as alterações previstas no Código Florestal Brasileiro

Por Maurício Orsolin em 12/05/2011

   

(Foto: Mauricio Orsolin / ClicSoledade)
Legislação ambiental atrai atenção dos produtores durante o Ciclo de Palestras

Após os dois painéis realizados durante a manhã desta quinta-feira, 12/05, aconteceu o mais aguardado do dia pelos produtores que estavam presentes no Centro Cultural em Soledade, e que abordaria “A legislação ambiental e a propriedade rural”, desenvolvido durante a tarde, pelo Promotor Público, João Paulo Fontoura de Medeiros.

O Promotor preferiu limitar a palestra apenas ao assunto que toma conta do momento, e é considerado de suma importância pelos produtores de todo o Brasil, a votação e as alterações no Código Florestal Brasileiro. Para o Dr. João Paulo, as discussões têm sido praticamente nulas, tendo em vista que estão acontecendo sob a ótica de grupos de pressão, de um lado aqueles que são favoráveis, no outro, os contrários.

De acordo com o Promotor, apenas um técnico científico foi consultado para a realização do substitutivo de projeto, no entanto os laudos foram contestados por toda a comunidade científica no Brasil, o que acaba evidenciando alguns interesses por trás das mudanças propostas.

Ainda durante a palestra, o Promotor comentou alguns pontos das mudanças propostas, e enfatizou aos produtores que os mesmos precisam ter a visão do todo, não apenas do local, mas sim do Brasil, pois as alterações terão impacto em todo o país. Conforme o Dr. João Paulo, o que pode parecer sedutor em curto prazo, pode ser destruidor a longo, citando como exemplo os Estados Unidos ao adotar a monocultura, incentivando o desmatamento e o plantio de milho, o que resultou em problemas para a sociedade. Após um longo período, o produto acabou perdendo o valor comercial, as terras ficaram empobrecidas e o produtor acabou abandonando as lavouras e migrando para as cidades.

O promotor enfatizou ainda, que não é contra o produtor, apenas está defendendo uma legislação um pouco menos permissível do que a atual, contudo é necessário entender os dois lados do que está sendo proposto, para que se utilize desta situação a seu favor, e que os filhos e netos possam usufruir da preservação do campo e não se tornem escravos das multinacionais, que são as grandes interessadas nestas mudanças.

Durante o painel houve uma grande participação dos produtores, que questionaram o Promotor e até mesmo colocaram os seus pontos de vista em relação a essas alterações propostas e que ainda não foram votadas.

O 1º Ciclo de Palestras sobre a Agricultura, que está sendo realizado em Soledade, terá prosseguimento nesta sexta-feira, 13/05, sendo que a programação inicia às 8h30min, com palestras sobre a Gestão de Tecnologia de Precisão e a utilização de recursos hídricos na irrigação. À tarde, haverá exposição sobre mudança da matriz produtiva e cooperativismo e associativismo.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade