Secretaria de Educação de Fontoura Xavier realiza encontro do Programa Escola Ativa

Diretores da Rede Municipal de Ensino estiveram reunidos nesta quinta-feira, 19/05

Por Redação em 20/05/2011

   

(Foto: Nélvio Tonatto / Divulgação)
Secretaria de Educação de Fontoura Xavier realiza encontro do Programa Escola Ativa

O município de Fontoura Xavier já está realizando as formações pedagógica do Programa Escola Ativa, sendo que nesta, quinta-feira, 19/05, a Secretaria de Educação reuniu todos os diretores das escolas da rede municipal de ensino para um dia de formação, avaliado positivamente por todos que participaram deste encontro.

A escola do campo incluída cada vez mais na agenda das políticas públicas tem como desafio oferecer educação e qualidade social para todos os povos que vivem nesse espaço. Se a escola do campo mudou é porque o próprio campo está em movimento e é dele que resultam as reivindicações históricas mais acentuadas pela garantido direito a vida com dignidade e valorização humana.

O programa escola ativa procura acompanhar o avanço desse direito junto às classes multiseriadas, isso significa tratar a educação escolar como instrumento pedagógico para construir um projeto de desenvolvimento que garanta igualdade de direitos a justiça social e a solidariedade entre o sujeito do campo e da cidade.

O programa oferece uma metodologia de formação baseada na inter-relação entre ensino, estudo, pesquisa pedagógica, no âmbito da realidade da escola com classes multiseriadas e da própria educação do campo, lança mão de outros acervos bibliográficos, de recursos metodológicos e de tecnologias existentes, procura contribuir com o processo de formação docente investigativo didático e propositor da construção de um projeto de educação para o campo.

Para os municípios que quiserem implantar o projeto, o MEC oferece cursos de formação para formadores para um representante do município material de apoio aos educandos e educadores.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade