Dia do Orgulho Nerd

Assuma-se nerd você também

Por Redação em 25/05/2011

   

(Foto: Divulgação)
Dia do Orgulho Nerd

Hoje é o Dia do Orgulho Nerd. A data, 25 de maio, foi escolhida em função do lançamento do filme Star Wars (Guerra nas Estrelas), em 1977, e é comemorada oficialmente desde 2006. Também é referência ao “Dia da Toalha“, quando os fãs de Douglas Adams – autor da série de livro que começa com o “Guia do Mochileiro das Galáxias” – fazem uma homenagem ao escritor, falecido em 11 de maio de 2001. Nesse post a proposta é tentar explicar o que (somos) é um nerd e – em seguida – convidar aqueles que se identificarem a assumir essa posição.

Então, como se define um nerd? Embora usada no país há décadas, a palavra só foi incorporada oficialmente à língua portuguesa, com verbete em dicionário, na edição mais recente do Aurélio. O significa ali é: “pessoa muito estudiosa, ger. apaixonada por tecnologia, mas socialmente inepta.“.

De fato os nerds são uma espécie com hábitos solitários, ou que convivem em bandos específicos. Para eles, se aplica bem o princípio do “diga-me com quem andas e te direi quem és”. Nerds são identificáveis porque, em geral, quando não andam sozinhos, andam com outros nerds.

Todavia, não se pode concordar com a definição gramatical do vocábulo observando os nerds atuais. Longe de reclusos sociais, alguns dos quatro-olhos comedores de cola e similares são hoje figuras bilionárias – como Bill Gates e Mark Zuckerberg. Nerds estão em alta, basta lembrarmos séries como “The Big Bang Theory” e filmes como “Homem-Aranha“.

Vítimas em potencial de preconceito e até bullying em ambientes como a escola, alguns nerds hoje tem negado o rótulo e preferido serem chamados por outro nome: geek. A palavra, que não está no dicionário, em muitos casos funciona como um quase sinônimo.

O entendimento aqui, no entanto, é que geek e nerd não são a mesma coisa. O primeiro, quando não é um nerd “enrustido”, é um sujeito que usa bastante seu smartphone, gosta de fazer check-in na balada e curte um videogame. Já o nerd vai além; abarca não apenas a tecnologia, mas toda uma cultura que envolve literatura, bonecos, RPG de tabuleiro (ou até sem tabuleiro!), quadrinhos, seriados…

Finalizando, o convite é para que, quem se sentir um nerd de carteirinha, assuma agora essa condição. Não tenha vergonha, você estará no seleto grupo da imagem acima. Aproveite o espaço dos comentários e declare seu orgulho em ser nerd!


Fonte: clicrbs.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade