Pacto pela Saúde é o tema da manhã dessa quarta-feira no Congresso da FAMURS

Famurs

Por Redação em 18/06/2009

   

nao. (Foto: Fernando Rezende)
Pacto pela Saúde é o tema da manhã dessa quarta-feira no Congresso da FAMURS

Prossegue hoje, dia 17 de junho, o 29º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael. O painel-entrevista que será apresentado das 9h às 12h traz como tema um questionamento: Qual a decisão do Rio Grande do Sul sobre o Pacto pela Saúde?

Como debatedores estão o diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, José Luiz Telles; a secretária substituta estadual da Saúde, Arita Bergamnn; o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski; e o médico sanitarista e consultor técnico do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). O painel tem a coordenação do jornalista Daniel Scola.

- No RS, nenhum dos 496 Municípios gaúchos aderiu até o momento o Pacto pela Saúde. Isto porque, esse programa do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde, não aponta a fonte de financiamento para a implementação das ações previstas no Pacto – informa o presidente da FAMURS, Elir Girardi.

À tarde, das 13h30 às 15h30, o painel-entrevista vai tratar do Financiamento da Saúde: os valores que desmentem a prioridade. Já das 16h às 18h30, o tema são as drogas, principalmente o crack.

Às 18h30, acontece a posse do presidente eleito Marcus Vinícius Vieira de Almeida, prefeito de Sentinela do Sul e dos outros 7 membros da diretoria.

O 29º Congresso dos Municípios se estende até a quinta-feira, dia 18 de junho, e é uma promoção da FAMURS - Federação das Associações de Municípios do RS, em parceria, com a Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde do Estado (ASSEDISA).

Segundo o presidente da FAMURS, Elir Girardi, a estimativa é reunir cerca de 800 participantes, entre prefeitos, secretários, dirigentes municipais de saúde, entre outros gestores.

O painel de encerramento na quinta-feira, 18 de junho, das 9h às 12h, tem como tema a O equívoco da ambulancioterapia. - Todos estes assuntos são de extrema importância para os Municípios, pois estão sendo alvo de muitas críticas negativas vindas tanto da população, quanto da mídia -, afirma Girardi.

O 29º Congresso de Municípios do RS, é realizado conjuntamente ao 21º Seminário de Municipalização da Saúde, e tem o apoio do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, com o patrocínio do Sebrae, Banrisul, Corsan, Secretaria de Habitação, de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano e
Programa de Gestão Municipal do Trânsito do RS (PGMT/RS).

Paralelamente ao 29º Congresso de Municípios, dias 17 e 18 de junho, também está sendo realizado o 11º Seminário Estadual de Assistência Social e o 16º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade