Prefeito de Sentinela do Sul toma posse na FAMURS

Marcus Vinícius, de 26 anos, é o presidente mais jovem da história da entidade

Por Redação em 18/06/2009

   

nao. (Foto: Fernando Rezende)
Prefeito de Sentinela do Sul toma posse na FAMURS

O prefeito de Sentinela do Sul, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, tomou posse como presidente da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul nessa quarta-feira, 17 de junho, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael. Juntamente com os outros sete membros da diretoria, Almeida comandará a entidade até junho de 2010.

Os membros da diretoria são os seguintes prefeitos: 1º vice-presidente Joel Ghisio (Mariana Pimentel/PMDB); 2º vice-presidente Valdir José Zasso ( Alpestre/PDT); 3º vice-presidente Décio Antonio Colla (São Francisco de Paula/ PT); 1º secretário João Carlos Brum (Alvorada/PTB); 2º secretário Carlos Alberto Bohn (Mato Leitão/PSDB); 1º tesoureiro Pedro Paulo Prezzotto (Getúlio Vargas/DEM); 2º tesoureiro Wainer Viana Machado (Santana do Livramento/ PSB).

A cerimônia ocorreu ao final do segundo dia do 29º Congresso de Municípios do RS e contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O secretário extraordinário das Relações Institucionais, Celso Bernardi, representou a governadora Yeda Crusius. Também estavam presentes o presidente do Tribunal de Contas, João Luiz Vargas; o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski; o subprocurador de Justiça, Luis Carlos Ziomkoski; procurador de Justiça, Afonso Konzen; , assessor especial da Presidência da Republica, Julio Hector Marin Marin; deputado federal José Otávio Germano (PP); os deputados estaduais Gilmar Sossella (PDT), Nelson Marchezan Junior (PSDB), Cássia Carpes (PTB), Jorge Gobbi (PP), Luis Augusto Lara (PTB), Nelson Harter (PMDB), Adroaldo Loureiro (PDT), Giovane Cherini (PDT), Jeronimo Goergen, que também é presidente estadual do PP; os secretários de Estado da Educação, Mariza Abreu; da Fazenda, Ricardo Englert; da Agricultura, João Carlos Machado; e da Segurança, Edson Goulart; presidente do Instituto de Saúde dos Municípios (ISAM), Flavio Luiz Lammel, vereadores e servidores da prefeitura de Sentinela do Sul.



Ao transmitir o cargo para seu sucessor, Elir Domingo Girardi (PTB) disse que sua Gestão foi focada no desenvolvimento econômico e social dos Municípios Gaúchos, com uma visão voltada para o futuro. - Ao longo desse caminho percorrido, desenvolvemos nossas ações impulsionadas pela inovação, tecnologia e pela responsabilidade com a comunidade do Rio Grande. Ampliamos as participações e parcerias, estreitando e solidificando as relações institucionais – disse Girardi.

Girardi agradeceu a parceria de entidades e instituições, assim como, ao trabalho dos funcionários, colaboradores, estagiários da Federação e a todos que de alguma forma contribuíram para o alcance dos objetivos e o cumprimento das metas propostas por essa Diretoria.

No seu discurso de posse, Almeida, que tem apenas 26 anos, falou de seu trabalho como jovem no meio político, destacando que é perfeitamente possível unir experiência e juventude e é essa mesma conciliação - entre juventude e maturidade - que quer emprestar à FAMURS.

– Chega hoje à presidência da FAMURS uma geração que escolheu fazer política sob a inspiração do bem comum, da ordem e do respeito ao próximo. Com juventude, com alegria, com disposição e sempre com alguma rebeldia - é verdade -, mas ao mesmo tempo com a cabeça no lugar, com abertura, com capacidade de ouvir e com espírito construtivo – disse o novo presidente da FAMURS.

Segundo Almeida, a sua Gestão vai estar centrada em três pontos principais: fortalecer a FAMURS, popularizar o Municipalismo e a própria entidade e difundir uma melhor compreensão sobre o papel dos gestores e dos governos locais.



Conheça o novo presidente da FAMURS

Marcus Vinícius Vieira de Almeida, prefeito de Sentinela do Sul



Prefeito reeleito de Sentinela do Sul, tem 26 anos. Foi eleito prefeito a primeira vez com 22 anos, sendo considerado em 2005, o prefeito mais jovem do Brasil e do RS.

É filiado ao Partido Progressista e acadêmico de Direito da Ulbra/Guaíba. A política vem de berço: Os primeiros passos de Marcus Vinícius tiveram a influência de tios e, posterior­mente, com o pai, o dentista Olavo Pe­reira de Almeida, ex-prefeito, durante a segunda gestão do Município, entre os anos de 1997 a 2000.

O prefeito Marcus Vinícius já fazia história e sedimentava uma carreira po­lítica, antes mesmo de ser candidato. Iniciou a vida política, ainda como estu­dante, no Município de Tapes, quando tinha apenas 16 anos. Dirigiu o Grêmio Estudantil, Rogério Hansen, da Escola Estadual Cel. Patrício Vieira Rodrigues, em 1999. Foi ainda membro titular da diretoria regional da UGES entre 1998 e 1999. Presidente municipal da Juven­tude Progressista (JP) do PP, entre os anos de 2001 a 2003. Também de 2002 até 2004, integrou a Executiva Estadual Progressista.

Como vereador, foi o mais bem vo­tado da história do município. Em mea­dos de 2005, assume interinamente por ordens da Justiça Eleitoral a prefeitura, em 1º de janeiro, após a cassação do ex-prefeito, reeleito na mesma época. Em pleito fora de época, em outubro de 2005, o TRE abre nova eleição e Marcus Vinícius assume a prefeitura local, totalizando 58,48% dos votos válidos. Como vereador e governan­te provisório exerceu, ainda, a vice-presidência estadual da Juventude do PP de 2005 a 2006.

Marcus Vinícius já teve a experi­ência de dividir o mandato de prefei­to com a presidência da Associação dos Municípios da Região Centro Sul (Acensul), em 2007, onde já exerceu também o cargo de vice-presidente e de tesoureiro do Consórcio Inter­municipal.

No período de 2009 a 2010, es­tará no comando da maior federação municipalista do RS a FAMURS, visan­do estreitar laços institucionais e dar maior visibilidade à região centro sul do Estado, sobretudo, defendendo o espírito do Municipalismo, da trans­parência e a modernidade na Gestão Pública, para os 496 Municípios gaú­chos.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade