Avasb estuda apoiar instalação de Hospital Público Regional em Cruz Alta

Entidade esteve reunida ordinariamente na Câmara de Vereadores de São José do Herval

Por Redação em 01/09/2011

   

(Foto: Mauricio Orsolin / ClicSoledade)
Avasb estuda apoiar instalação de Hospital Público Regional em Cruz Alta

A Associação das Câmaras de Vereadores do Alto da Serra do Botucaraí esteve reunida ordinariamente na noite desta quarta-feira, 31/08, no município de São José do Herval. Os vereadores foram recepcionados pelo Presidente do Legislativo local, Luiz Martins, e demais edis.

Na pauta do encontro a realização de uma moção de apoio a instalação de um Hospital Público Regional no município de Cruz Alta. O pedido de apoio a Avasb foi realizado pela vereadora cruzaltense Elizabete Carvalho Zavaglia Silva, a professora Bebeta do PCdoB e Presidente da Comissão Especial, que explicou a intenção desta instalação e os benefícios que trariam, não só para a Região do Alto Jacuí, mas também para as demais regiões circunvizinhas. “Durante os trabalhos da Comissão Especial, nas reuniões realizadas em diferentes municípios, ouvimos dos agentes políticos e gestores públicos as dificuldades que enfrentam para sustentar os elevados custos na área da saúde. Muitos se sentem reféns da situação com a insuficiência dos poucos recursos para atender essa demanda. Os problemas vão do atendimento ao financiamento, esta tem sido a tônica que assistimos diariamente nos debates e denúncias que circulam na grande imprensa”.

Conforme a Bebeta, a proposta de um Hospital Público Regional em Cruz Alta, surgiu devido ao fechamento de mais de 200 leitos mensais do SUS, um hospital com o descredenciamento do Sistema Único e outro por falência no município. Também se deve ao fato da existência de poucos hospitais públicos no estado e os que se encontram estão na região da grande Porto Alegre, acarretando superlotação e gastos excessivos para os municípios.

Ainda segundo a Vereadora, o empenho da comunidade regional poderá mostrar ao Estado e União à necessidade da abertura de um Hospital Regional. “Salientamos que nossa região, não possui nenhum hospital materno infantil com leito de UTI Neonatal pelo SUS e nem referência em pediatria, problema que poderia se solucionar se o prédio do antigo Hospital Nossa Senhora de Fátima, com quatro pavimentos e dois blocos, fosse destinado para um hospital público estadual e/ou federal ou mesmo em uma fundação pública constituída pela União, Estado e Municípios, o de Cruz Alta e os demais da região que tiverem interesse. O fato da região não possuir Hospital Público, reforça a luta pela sua criação”, afirmou a Presidente da Comissão.

Além da Avasb, outras Associações, Câmaras de Vereadores e Municípios que ficam ao em torno de Cruz Alta estão sendo visitados para se buscar o apoio para instalação deste município. De acordo com a Vereadora o próximo passo será uma reunião com o Governo do Estado, que deverá dar os encaminhamentos para esta questão, juntamente com os Deputados Estaduais e Federais. Os vereadores que estavam participando desta reunião optaram por discutir em cada Câmara municipal esta questão, para posteriormente encaminhar a moção de apoio a esta proposta da Vereadora de Cruz Alta.

Ainda durante o encontro foi realizada uma breve avaliação dos resultados obtidos das reivindicações realizadas junto a Secretaria de Infraestrutura e Logística, Comando da Brigada Militar e Banrisul, durante a viagem a Porto Alegre no dia 12/07. Segundo o Presidente da Avasb, Oscar Rogério Pinto, algumas conquistas foram obtidas, como a operação tapa buracos na rodovia que liga Soledade a Barros Cassal, o reinício das obras na Ponte do Passo Diniz, divisa de Soledade e Mormaço, além do novo adjunto na agência do Banrisul em Barros Cassal, e melhoria na agência de São José do Herval.

Para finalizar a reunião foi discutida entre os vereadores a indicação que cada Câmara deverá fazer para ser entregue a Senadora Ana Amélia Lemos, durante a realização do Seminário da Mulher Rural, em Setembro no município de Soledade, além da aprovação de uma moção de apoio e de congratulações para ser encaminhada ao novo Ministro da Agricultura, o Deputado Federal Gaúcho Mendes Ribeiro Júnior, de autoria do Vereador da bancada do PMDB de São José do Herval, José Carlos Pinto, e aprovada por unanimidade.

O próximo encontro da Avasb será realizado no dia 21/10, durante a realização da Expomormaço.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade