Como evitar a insatisfação dos clientes?

Especialista indica como agir em casos de dissonância pós-compra, quando o cliente se decepciona com o produto

Por Redação em 08/09/2011

   

(Foto: Divulgação)
Como evitar a insatisfação dos clientes?

Como evitar a insatisfação dos clientes?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo - A dissonância pós-compra acontece quando o produto adquirido não satisfaz as necessidades do cliente. Popularmente é chamada de remorso do comprador, que ocorre se há uma inconsistência entre suas expectativas antes da compra e o seu comportamento após a aquisição.

Quanto mais caro for o produto adquirido e maior o risco envolvido na compra, maior a chance do cliente ter a sensação de arrependimento. Os bons profissionais de marketing se esforçam para resolver essa questão.

Em um primeiro momento, é importante estabelecer corretamente as expectativas do cliente, considerando o que o produto é capaz de entregar. Se tiver feito esse dever de casa e tiver conseguido fazer a venda, o profissional de marketing pode investir em algumas ações no momento pós-compra.

Por exemplo, pode enviar uma mensagem (carta, e-mail ou SMS) aos compradores reforçando a alta qualidade do produto e parabenizando-os por sua decisão. A empresa também pode convidar o cliente a participar de uma comunidade da marca ou acessar algum blog ou site onde encontre outras pessoas que também adquiriram o produto. Essas ações, além de evitar a dissonância pós-compra, podem ajudar a solidificar um relacionamento de lealdade com os clientes.

Fonte: exame.abril.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade