Veja dicas de como cuidar da casa quando você mora sozinho

Por Redação em 12/03/2012

   

(Foto: Divulgação)
Veja dicas de como cuidar da casa quando você mora sozinho

Quem nunca teve algum problema doméstico durante os primeiros dias nos quais ficou "sozinho em casa". Talvez, finalmente, tenha conseguido se tornar independente ou por causa dos estudos mudou de cidade, a questão é que você deixou de ser um sujeito passivo para perceber que as coisas não desaparecem, mas que simplesmente alguém as retira.

A comida não aparece por arte de magia na geladeira, o papel higiênico deve ser comprado, o pó não cai sobre os móveis para te atrapalhar. Alguns pequenos conselhos práticos aliviarão seu dia a dia durante este período de aprendizagem no qual está sozinho, sem se arrepender de sua recém conquistada independência.

Às voltas com a lavadora
Você sabe que o amaciante proporciona delicadeza aos tecidos e uma fragrância agradável, uma circunstância que facilita passar a roupa, pois assim se evita ter de realizar um esforço sobre-humano para que os tecidos fiquem sem uma ruga.

Além disso, é bom que saiba que ele protege as fibras contra o desgaste dos tecidos. É preciso levar em conta que se economiza tempo e energia de secagem, porque facilita a eliminação de água com a centrifugação final.

Lavar os pratos
A gordura se acumula na base de panelas e frigideiras com uma destreza e uma paixão difícil de eliminar. Um método eficaz para não deixar que isso comece a acontecer é não deixar que os restos de comida fiquem na louça e ressequem. Ponha de molho os instrumentos que tenha utilizado e assim será mais fácil esfregar.

Estabeleça uma ordem de limpeza antes de começar a lavar louça. Ordene os potes e agrupe pratos de um lado, copos e talheres de outro e finalmente, panelas e frigideiras. Lembre que existem produtos de limpeza com alto poder desengordurante de modo que você não precisa esfregar e esfregar.

Alguns não acreditam, mas se você tem máquina de lavar pratos use-a; é mais ecológico que a lavagem à mão já que consome menos energia e água. Mas não cometa o erro de colocá-la em funcionamento somente com as xícaras do café da manhã. Utilize o programa que melhor se adapte à sujeira.

Elimine os restos de comida que possam obstruir o filtro. Limpe os pequenos resíduos antes de colocá-la em funcionamento. Basta uma leve enxaguada com a torneira e você poderá ir colocando a louça em cada compartimento, segundo o tamanho recomendado.

Não é recomendável que deixe os pratos sem lavar durante vários dias, pois causa mau cheiro no interior da lava-louça, embora haja produtos que consigam eliminá-lo. Também é conveniente verificar como tirar a gordura e os resíduos do interior da máquina. Há limpadores específicos para isso.

Eliminando os germes
O pó simplesmente cai sobre os móveis e o chão. Se não quiser se tornar alérgico aos ácaros ou simplesmente tossir sem parar, o mais recomendável é que use vassoura, escova e flanela.

Verifique os cantos, os pelos se acumulam atrás das portas, especialmente durante os meses de inverno.

Aspire bem sob o sofá e limpe espelhos e janelas. O banheiro e a cozinha são lugares onde se acumulam germes e bactérias. A tarefa de limpeza é vital em ambos os espaços da casa. Mármore, piso de cerâmica e fogões são pontos nos quais a atenção deve se concentrar.

Gostamos muito de nossos animais de estimação, eles e as crianças interagem nos mesmos espaços, é importante que esfregue e varra as áreas comuns. No primeiro caso, utilize água morna e um desinfetante de qualidade. Leve em conta a qualidade de seu piso. Se for de madeira é melhor que utilize algo com ph neutro.

Não desanime, os primeiros dias podem ser difíceis, mas depois será cada vez mais fácil manter seu lar limpo.


Fonte: terra.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade