Como manter o foco no trabalho

Está difícil manter o foco? Veja algumas dicas para recuperá-lo

Por Redação em 18/05/2012

   

(Foto: Divulgação)
Como manter o foco no trabalho

Por mais que você goste do seu trabalho, ficar oito horas dentro de um escritório, sentado em frente a um computador, é o cenário perfeito para a dispersão, o que, consequentemente, acaba por impactar a produtividade e qualidade do trabalho.

“Ter foco significa gerir alguns processos. Mas, se há desconforto, seja na vida pessoal, como na profissional, certamente, a pessoa terá uma diminuição desta capacidade”, explica o sócio da Alliance Coaching, Sílvio Celestino.
Entretanto, de acordo com ele, esta não é uma situação sem solução, pois algumas medidas simples podem ajudar o profissional a dispersar menos.
Dicas

Reflita: primeiramente, diz o especialista, ao perceber que a perda de foco é recorrente, procure fazer uma reflexão, respondendo três perguntas:
1. “O que me incomoda internamente?”: Ou seja, analise se você está com alguma dor, algum problema de saúde, ou mesmo emocional, que podem estar tirando sua atenção.
2. “O que me incomoda externamente?”: Neste caso, deve-se analisar o ambiente e os relacionamentos, tanto os pessoais como os profissionais.

3. “Como vou lidar com isso?”: Neste ponto, é hora de buscar repostas para resolver as situações.
Lista de aturação: a segunda medida sugerida por Celestino é fazer a chamada lista de aturação, que nada mais é do que listar tudo que você está “aturando”. Assim, pegue uma folha e escreva, por exemplo, itens que precisam de conserto na sua casa pois; esse tipo de coisa, diz o profissional, vem à mente quando a pessoa está trabalhando.
Da mesma forma, se há algo que precisa ser arrumado ou modificado no trabalho, faça também uma lista para este ambiente e procure o responsável para verificar se é possível resolver o problema.
Exercício físico: os exercícios físicos também são aliados de quem quer manter o foco no trabalho, especialmente se a profissão exige mais esforço intelectual. Além disso, caminhar em alguns momentos do dia durante o expediente estimula a concentração.
Presenteie-se: por fim, lembra o especialista, o excesso de atividades e, sobretudo, de adversidades enfrentadas no trabalho, também ajudam as pessoas a dispersarem. Portanto, diz Celestino, ao enfrentar adversidades no trabalho, presenteie-se, faça algo que gosta, pois isso ajudará a manter o foco da próxima vez que enfrentar um problema, ou uma situação parecida.


Fonte: yahoo.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade