Equipe da UPF na Operação Centro-Norte do Projeto Rondon

UPF

Por Redação em 09/07/2009

   

nao. (Foto: Divulgação)
Equipe da UPF na Operação Centro-Norte do Projeto Rondon

A Universidade de passo Fundo (UPF) comemora a participação de alunos e professores em mais uma operação do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa. Pela primeira vez, a instituição foi convidada a retornar a dois dos municípios em que esteve em janeiro de 2009 e dar prosseguimento ao trabalho. De Alvorada do Norte, Goiás, a equipe manda notícias por e-mail.

Coordenado pelo professor Eduardo Appel, o grupo conta ainda com a participação dos acadêmicos Charles Balbinot, Bruno Rigo, Leunir Freitas, Luciana Morandini, Morgana Bervian e Patrícia Pohlmann, de diversos cursos de graduação. Eles partiram de Passo Fundo no dia 03 de julho e participaram da abertura da Operação Centro-Norte (Retorno) na capital federal, Brasília, onde foram recepcionados pelo general Júlio de Amo Junior, coordenador geral do projeto Rondon. Já no sábado, dia 04, aconteceu o deslocamento até a cidade-sede da operação, Alvorada do Norte, onde a equipe está alojada.

O município fica situado na região nordeste de Goiás e destaca-se pelo grande potencial na área do turismo de aventura e ecológico, com a presença de cavernas, cachoeiras, canions, trilhas e parques nacionais. Nesta operação, as principais atividades desenvolvidas estão relacionadas justamente ao desenvolvimento do turismo regional, com identificação de destinos turísticos, capacitação de recursos humanos (guias turísticos, trabalhadores de hotéis e restaurantes), desenvolvimento de folder, marca e website, entre outras ações. Já no primeiro dia de trabalho, os rondonistas realizaram o registro cartográfico de dois pontos turísticos, a cachoeira da Rancharia e a Lagoa Grande, juntamente com alguns moradores locais que serviram de guias.

A equipe está fazendo o registro fotográfico da operação e o cinegrafista da UPFTV, Charles Balbinot, faz o registro de imagens. “A expectativa da população e do poder executivo municipal é grande com o nosso retorno, pois todas as ações que estamos executando são voltadas para o desenvolvimento do turismo municipal e regional. A equipe está bem entrosada e com uma grande expectativa também em relação aos trabalhos que temos pela frente”, destaca Appel.

A acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Luciana Morandini, integra o grupo e relata que sempre teve curiosidade de conhecer o Projeto Rondon. “É inexplicável o que se aprende por aqui, é um ato de cidadania, aprendemos a olhar para o lado e perceber como muitas pessoas precisam de nós", salienta.

O projeto tem boa receptividade junto à comunidade. O funcionário público Jobel Antônio Prade, espera que a população aplique e transforme em ações práticas os conteúdos apresentados. “O trabalho pode nos ajudar na área do turismo, com certeza, pois esse é o futuro da cidade e da região”, considera.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade