Ballet Folclórico de Temuco esteve pela primeira vez no Brasil

Grupo de bailarinos chilenos chamou a atenção durante o Festival de Folclore de Soledade

Por Ana Mello em 13/09/2012

   

(Foto: Ana Mello / ClicSoledade)
Ballet Folclórico de Temuco esteve pela primeira vez no Brasil

Apresentação vai, apresentação vem e eles não param. Nos bastidores do I Festival de Folclore, o grupo do Chile optou por não descansar. O palco para eles estava em todos os lugares, não só no Centro Cultural (local onde se centralizou as apresentações) como nas poltronas dos camarins, pelo chão e até na rua. Eles não pararam de dançar, cantar e sorrir.

O grupo Bafote, Ballet Folclórico de Temuco (Chile) contém cerca de 40 participantes entre bailarinos e músicos de 17 a 25 anos. Desde a sua criação, em dezembro de 1992, o objetivo permaneceu em encontrar elementos característicos da identidade nacional projetada através de uma linguagem universal: a música e a dança.

Conforme Marcelo Alvarado Sepulveda, coordenador do grupo, em seus 17 anos, o Ballet de Temuco tem mostrado seu trabalho em várias cidades do Norte, Centro e Sul do Chile, e o representa em eventos importantes na Argentina, Peru, Espanha, Portugal, França, Itália. “Sempre recebemos ótimos comentários, que nos leva a ser considerado um dos melhores grupos do gênero a nível nacional. Na Europa recebemos o prêmio de melhor canção popular, além de ser considerado um dos melhores grupos participantes em festivais folclóricos diversos, onde dividimos o palco com bandas da América, Europa, África, Oceania e Ásia”, conta Sepulveda.

No I Festival de Folclore em Soledade, o grupo apresentou músicas relacionadas ao Centro do Chile e ao Folclore Religioso, em homenagem a Virgem Carmem, padroeira da Região que, segundo Sepulveda, pode ser comparado à cultura gaúcha. O Ballet de Temuco esteve se apresentando na abertura oficial do Festival durante a quarta-feira (12), mas está em Soledade desde terça-feira (11) visitando entidades e se integrando com outros grupos.

A alegria de estar em Soledade
Representantes do Chile falam sobre a importância de Festivais de Folclore



Leticia Diaz e Francisco Riffo são bailarinos do grupo Bafote - Ballet Folclórico de Temuco, Chile e, em passagem por Soledade durante o I Festival de Folclore falaram sobre o grupo, as viagens e a importância de estender a cultura chilena para outros países.

“Já passamos por muitos países e estávamos ansiosos para chegar ao Brasil, lá no Chile todos conhecem os brasileiros por ser um povo alegre, diferente, e ao chegarmos aqui em Soledade fomos muito bem recebidos, sentimos que os anfitriões estavam preocupados com nosso bem estar, enfim, nos sentimos em casa”, observou Leticia.

Segundo Francisco, muitas músicas brasileiras são conhecidas no Chile como, já imaginado, Michel Teló, e Música Popular Brasileira. “Tem uma música que diz: “Tira a camisa”, esta é muito conhecida”, disse o chileno já acompanhando a fala com coreografias.

Para eles, a curiosidade pelo Brasil era enorme, hoje, desvendada em Soledade que, levou a eles a impressão do que é o Brasil, em um todo.



Conheça a Ficha Técnica do Ballet Folclórico Bufote

CESAR DURAN MOLINA- Bailarino
JUAN GONZALEZ GONZALEZ - Bailarino
RAFAEL GONZALEZ MELO - Músico
LEONARDO GUZMAN PINO-Músico
LUIS HASS HASS - Bailarino
KATHERINE HEUFEMANN DIAZ - Cantor
YESSICA HUENTEMAN MEDINA - Cantor
RODRIGO HURTADO CARRASCO - Bailarino
ANGELICA INOSTROZA LILLO - Cantor
KAREN INZUNZA FUENTES -Bailarina
CARLOS LANGE QUIROZ - Músico
LUIS MARDONES CARRASCO- Bailarino
GLORIA MARTINEZ AGUILA - Bailarina
PAULA MARTINEZ BUCAREY - Cantor
RUTH MOLINA SENN - Bailarina
MARIA NORAMBUENA BARRA - Bailarina
ALVARO OJEDA REYES - Bailarino
SANDRA OÑATE BASTIAS - Bailarina
HERNAN QUEZADA MONTENEGRO - Músico
LISETTE RIVERA FUENTES - Bailarina
CHRISTIAN RODRIGUEZ ARRIAGADA - Músico
CLAUDIO RODRIGUEZ ARRIAGADA - Músico
JAIME RODRIGUEZ ARRIAGADA - Músico
BARBARA ROJAS PINCHEIRA - Bailarina
ENRIQUE ROMAN ORELLANA - Bailarino
VICTOR ROMERO ROJAS - Bailarino
JAIME ROSAS LLANCAFIL- Musical
MACARENA SALAMANCA CAIFAL - Cantor
MARITZA SALAZAR LAGOS - Cantor
JORGE SANHUEZA ROSALES - Bailarino
ISABEL SEPULVEDA ROJAS - Cantor
LUIS SOTO TRIPAILAF - Músico
MARIA TIMEOS DIAZ - Bailarina
CLAUDIO TRONCOSO HERRERA - Bailarino
JUAN VARGAS SAEZ - Bailarino
MIGUEL VASQUEZ GUTIERREZ - Músico
ADA ZAMBRANO OLIVARES - Cantor

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade