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13/12/2012 | Trânsito

Sobrevivente da colisão que matou sete pessoas na BR 386 em Soledade teve alta do hospital

Mortes na BR 386 já superaram as registradas nos 12 meses de 2011
Fernada da Costa e Vanessa Kannenberg
redacao@clicsoledade.com.br
  Mauricio Orsolin / Arquivo ClicSoledade  
Antes simples, o ato de fechar os olhos e esperar pelo sono se transformou em um martírio para Amauri José Pereira da Silva, 58 anos. Sobrevivente da violenta colisão que matou sete pessoas na BR 386, em 19 de novembro, o aposentado, que estava na S10 (foto em destaque), é assombrado pelas lembranças do acidente.

Após a tragédia que dilacerou três famílias, Pereira passou por cirurgias e teve alta nesta terça-feira, 11/12, depois de ficar internado em estado grave no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Ele enfrenta a dor da perda da mulher e de um casal de amigos na estrada da morte. O acidente vitimou também um casal e dois filhos pequenos que estavam em um Civic.

— Lembro de tudo. Um carro veio como um avião na nossa direção — relata o aposentado, sem conseguir conter o choro.

Assim como Pereira, outras famílias choram as 79 vidas perdidas este ano na BR 386, conhecida como estrada da produção, responsável pelo escoamento de boa parte da safra gaúcha. A 18 dias do encerramento de 2012, o trágico saldo já é superior aos dois últimos anos. Na comparação com 2011, são 10 mortes (cerca de 15%) a mais na rodovia. O número é alarmante, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Com 448 quilômetros de extensão, a estrada apresenta diferentes realidades e oferece, a cada trecho, perigos distintos aos motoristas. Para o engenheiro mecânico especializado em trânsito e assistente técnico da ONG Alerta, Walter Kauffmann Neto, a rodovia não está adequada ao fluxo de veículos que recebe diariamente:

— A BR 386 é a estrada da morte porque peca na segurança. É preciso investir pesado em engenharia de trânsito. O usuário merece uma estrada segura e de trânsito rápido.

Dirigente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado (Setcergs), Frank Woodhead afirma que o investimento em melhorias na segurança da rodovia é uma demanda urgentíssima:

— É lastimável o número de mortes. Temos carros e caminhões demais em uma via simples, de mão dupla.

O sindicato apoia o movimento pela duplicação de toda a rodovia.

— A duplicação praticamente zeraria colisões do tipo frontal, provocadas principalmente por ultrapassagens irregulares — afirma o especialista em transportes João Fortini Albano.

Contraponto

O que diz o Dnit, por meio da assessoria:

"O Dnit tem conhecimento dos problemas da BR 386 e está projetando melhorias. Uma das providências é licitar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para o trecho Iraí-Estrela, para indicar soluções de engenharia, incluindo duplicações e construção de viadutos e passarelas."

Veja o mapa com o número de mortes e os principais riscos em cada trecho
 
 
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