Capacitação do Programa de Educação Fiscal foi realizada em Soledade

Professores são integrados no Projeto que visa à formação de cidadãos participativos e conscientes

Por Redação em 15/05/2013

   

(Foto: Mariana Teixeira / Divulgação)
Capacitação do Programa de Educação Fiscal foi realizada em Soledade

Durante a manhã de terça, dia 14, no Salão Azul da Prefeitura Municipal, ocorreu um curso de capacitação, parte do Projeto de Educação Fiscal, que tem por objetivo, neste primeiro momento, habilitar os professores da rede municipal, estadual e particular do Município, a fim de que estes educadores possam aplicar em sala de aula e na comunidade os assuntos como, administração pública, tributos, controle de gastos, acompanhamento da aplicação dos recursos públicos, entre outros assuntos que fazem parte deste programa, que segue os padrões do Projeto de Estado.

Este Projeto do Município é coordenado pela Secretaria da Fazenda e Fiscalização, com a participação da Secretaria da Indústria, Comércio, Serviços e Turismo e a Secretaria de Educação, além do apoio da 25ª Coordenadoria Regional de Educação e da Escola Medianeira Garra.

Para a capacitação dos educadores, foi solicitada a presença da agente fiscal do tesouro do Estado, Carolina Vial Menegaz Klein, que faz parte da Assessoria de Promoção e Educação Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul. Carolina debateu junto com os educadores, formas de disseminar o projeto, pois segundo ela, é através da Educação que se desenvolve a cidadania plena. Ela ainda fez grupos de trabalho, com planejamento e objetivos montados com material de apoio disponibilizado pelo Estado e Município, do qual está sendo chamado de “Kit Fiscalito”, trabalhando de forma que os grupos interagissem mais com a pauta do Programa. Também foi apresentado vídeos de cidades em que o Projeto deu certo, além de estímulos para a criação de um personagem, que em Soledade já foi pensando anteriormente através da Secretaria da Fazenda, chamado Fiscalito, justificando o nome do material de apoio.

A secretária Adriana Faoro Teixeira, juntamente com sua equipe da Secretaria Fazenda e Fiscalização, estão convencidos de que este Projeto agregará amplos resultados ao Município, sendo que a transparência deste Governo popular e participativo é peça fundamental para que a Educação Fiscal faça parte do cotidiano da comunidade, trazendo a cidadania à tona.

O prefeito Paulo Ricardo Cattaneo explanou sobre o quanto é significativa à implantação deste Projeto no Município, já que através dele, a sociedade terá acesso ao conhecimento tributário e o acompanhamento dos recursos públicos, de forma clara e simples, angariando debates entre a população sobre seus direitos e deveres. Cattaneo ficou bastante satisfeito com a participação de toda a rede de ensino da Cidade, da qual é determinante para a formação de cidadãos entendedores do sistema econômico de um governo, capazes de discernir a importância de uma simples nota fiscal para a arrecadação de um Município como Soledade, tão carente de investimentos fiscais e de nitidez governamental.

Na capacitação estavam presentes 14 representantes de escolas municipais, 12 estaduais e uma particular, além da secretária da Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Marilda Borges Corbelini, a assessora da Secretaria de Educação, Ádria Azambuja e a assessora da 25ª CRE Cassiana Coletti, representando a Coordenadora Regional de Educação, Celeste Teixeira, além da equipe da Secretaria da Fazenda e Fiscalização, coordenada pela secretária Adriana Faoro Teixeira.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade