Emater/RS-Ascar apresenta Projeto PAIS ao Executivo de Soledade

Encontro foi realizado na manhã de terça-feira, 14/05

Por Gabriela Miranda em 15/05/2013

   

(Foto: Mariana Teixeira / Divulgação)
Emater/RS-Ascar apresenta Projeto PAIS ao Executivo de Soledade

Na manhã desta terça-feira (14/05), colaboradores do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Soledade participaram de reunião na prefeitura do município com representantes do Executivo. O objetivo do encontro foi apresentar aos gestores municipais o Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

Com técnicas sustentáveis e que priorizam a produção de alimentos saudáveis e orgânicos para o sustento das famílias, o projeto é baseado na criação de sistemas integrados de produção que articulam em um mesmo espaço a produção de hortaliças, frutas, legumes e ervas aromáticas e a criação de animais, utilizando insumos da propriedade em todo o processo, além de preservar a qualidade do solo e das fontes de água, eliminando o uso de agrotóxicos.

Entre outras metas, um dos objetivos do PAIS é a complementação de renda dos pequenos produtores através da comercialização do excedente. O projeto é custeado com recursos próprios do Banco do Brasil e BNDES, coordenado pela Fundação de Educação para o Associativismo (FEA), e executado pela Emater/RS-Ascar.

De acordo com a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar em Soledade, Juliane Pires da Conceição, serão implantados sete unidades PAIS no município. Cada família selecionada irá receber o valor R$ 7 mil para compra do material que viabiliza a execução do projeto na propriedade. A Emater/RS-Ascar irá acompanhar e assessorar as propriedades contempladas no período de cinco anos.

Durante a reunião, além da apresentação do projeto pela Emater/RS-Ascar, ocorreram sugestões de implantação do PAIS pelo Executivo. O vice-prefeito de Soledade, Roberto Colleti, sugeriu que o projeto fosse executado em famílias das comunidades de Boqueirão do Butiá, São Tomé, Posse Generoso, Fazenda Tarumã, Rincão dos Lautert e Espraiado.

Participaram da reunião o vice-prefeito de Soledade, Roberto Coletti, o secretário de Assistência Social e Habitação, Lúcio Dias; o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Juliano da Silva; chefe de Gabinete, Alisson Ferronato; presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Vinícius Ottoni; vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Alessandro Gasparin; e o secretário executivo do Sindicato Rural, Zaloar Pedro.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade