Será instalado o Comitê Florestal Regional da Metade Norte em Passo Fundo

Emater

Por Redação em 22/07/2009

   

nao. (Foto: )

Nesta quarta-feira (22), a partir das 13h30min, acontece em Passo Fundo a reunião de instalação do Comitê Florestal Regional do Programa Florestal da Metade Norte do RS, na sede do Sindicato Rural. Além de técnicos da Emater/RS-Ascar, participam representantes de entidades, empresas e profissionais do setor florestal de cerca de 30 municípios. A ação faz parte da Frente Programática Oportunidades do Agronegócio, que está em sintonia com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.
Na Metade Norte, serão formados seis comitês, que correspondem às regiões administrativas da Emater/RS-Ascar. Em Passo Fundo, amanhã; em Ijuí e em Santa Rosa, a instalação do comitê será no dia 30; em Caxias do Sul, instalado no dia 14 de julho; em Estrela, que será no dia 28, e em Erechim, ainda sem data definida.
Conforme o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, os objetivos são ampliar e desenvolver ações que fortaleçam a cadeia produtiva de base florestal para o desenvolvimento social, econômico e ambiental na região da Metade Norte do RS. O que se busca é ter, a partir de 2010, técnicos capacitados para realizar projetos e dar assistência aos produtores.
"Com os comitês regionais instalados poderemos conhecer a realidade florestal de cada município e traçar ações estratégicas para cada situação", explica Adami. Segundo ele, o Programa tem três eixos básicos: plano de adequação legal e ambiental das propriedades; plano de produção econômica da matéria-prima florestal e modernização dos segmentos de transformação e mercado e plano de estabelecimento de uma base tecnológica da cadeia produtiva florestal madeireira e não-madeireira.
Fazem parte do Programa a Emater/RS-Ascar, a Embrapa Florestas, a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), o Sindicado das Indústrias Madeireiras (Sindimadeira), o Sindicato das Indústrias de Erva-mate (Sindimate), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Departamento de Florestal e Áreas Protegidas (Sema-Defap), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade