Circuito Tela Verde tem quinta exibição de audiovisuais

UPF

Por Redação em 22/07/2009

   

nao. (Foto: )

O projeto Circuito Tela Verde apresenta sua quinta exibição de filmes em Passo Fundo nesta quarta-feira, dia 22 de julho. A exibição será no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade de Passo Fundo (UPF), com início às 16h. A realização acontece por meio da Sala Verde Itinerante, parceria do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) da UPF, 3º Batalhão Ambiental, Corsan e Defap/SEMA, e a Sala Verde Estação Ecológica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A Mostra Nacional de Produções Audiovisuais Independentes, com temática socioambiental, tem como objetivo estimular atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual e contribuir na formação continuada de pessoas, através da exibição de filmes de experiências de projetos de educação ambiental e de debate sobre os temas relatados. A iniciativa tem entrada gratuita, é aberta à comunidade, e aos acadêmicos participantes tem equivalência a horas de atividades complementares.

Os filmes e suas temáticas
O filme “Além do que se Vê” retrata o que é o meio ambiente. São moradores de Ilha da Conceição que fazem uma reflexão sobre o futuro da pesca na Baía da Guanabara; “Procura-se”, quer saber aonde fica a praia, é a história da Ilha da Conceição contada através da memória efetiva de seus antigos moradores; “Quem foi que disse que o mar não tem Peixe” mostra a visão dos pescadores artesanais na Ilha da Conceição sobre as dificuldades que enfrentam; “Lembra-te do dia de sábado” é a imensidão azul rompendo portas, invadindo canções, levando infâncias e memórias com a fome de um moinho; em “Maragado”, a paixão do pescador é o mar, o mar da inspiração para uma vida livre e imprevisível, marcada pelos temporais fora de hora; em “Tabuaçu”, ideias vagas de progresso sobrevoam a comunidade de Açu, sua terra e seu mar diante do fim de um mundo.

As produções relatam experiências dos municípios de Niterói e São João da Barra no estado do Rio de Janeiro. As sinopses dos filmes podem ser vistas pelo site http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/telaverde_cartaz.pdf. Após a apresentação das produções será feita a discussão sobre os temas e a realidade local.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade