Emater/RS-Ascar vai auxiliar na divulgação da prevenção da Gripe A às famílias rurais

Gripe A

Por Redação em 23/07/2009

   

nao. (Foto: Divulgação)
Emater/RS-Ascar vai auxiliar na divulgação da prevenção da Gripe A às famílias rurais

A Emater/RS-Ascar está engajada na campanha de prevenção da Gripe A (H1N1), coordenada pela Secretaria Estadual da Saúde. A diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, reuniu-se com equipe técnica na manhã desta quarta-feira, 22, para definir os detalhes da linha de atuação da Instituição junto às famílias rurais.
Em virtude do crescimento do número de infectados com o vírus e o risco de contágio também das famílias rurais, a Emater/RS-Ascar está emitindo correspondência a todos os escritórios regionais e municipais, convocando os profissionais para auxiliar na divulgação das informações da Secretaria Estadual da Saúde. "São orientações simples, como manter a casa ventilada, lavar as mãos com frequência e usar lenço de papel ao espirrar, mas fundamentais para evitar a disseminação do vírus", alerta a diretora.
As orientações sobre prevenção da doença e os cuidados serão repassadas aos agricultores pelos extensionistas, durante as visitas às propriedades rurais ou em encontros técnicos. Segundo Águeda, um material informativo também será preparado, abordando os principais sintomas e como prevenir a doença. Este material será distribuído no meio rural.
De acordo com o presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, a Instituição é parceira do Governo do Estado em mais esta campanha. "Pela sua atuação, a Emater vai levar as informações da Secretaria Estadual da Saúde para o maior número possível de famílias no campo".
Confira as principais orientações da Secretaria Estadual da Saúde:
Quais os sintomas de um caso suspeito de influenza A (H1N1)?


- Febre alta de maneira repentina (maior que 38ºC) e tosse, podendo estar acompanhadas de algum dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória;
- Ter apresentado esses sintomas até 10 dias após sair de países que reportaram casos pela influenza A (H1N1);
- Ter tido contato próximo nos últimos 10 dias com pessoa classificada como caso suspeito de infecção humana pelo novo subtipo de influenza.
O que a população pode fazer para evitar a influenza?

Alguns exemplos de cuidados são:
- higiene das mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz); - evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; - usar lenço de papel descartável;
- proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis; - orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco cinco dias após o início dos sintomas); - evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados); - é importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias; restrição do ambiente de trabalho para evitar disseminação; - hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade