Concurso Educativo Caravana RGE entra na reta final

Estudantes têm até o dia 19 de junho para inscrever trabalhos referentes à temática Meio Ambiente e o Uso Eficiente da Energia. Além dos alunos, concurso irá premiar escolas e professores

Por Michelle Pereira em 13/06/2013

   

(Foto: Arte / Divulgação)
Concurso Educativo Caravana RGE entra na reta final

O projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência está com inscrições abertas para o II Concurso Educativo Caravana RGE. Os estudantes têm até a próxima quarta-feira (19/6) para enviar trabalhos que abordem o tema “Meio ambiente e o Uso Eficiente da Energia”. A iniciativa envolve escolas, professores e alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da RGE, nas categorias anos iniciais e finais. A temática é a mesma desenvolvida pelo projeto educativo itinerante Caravana RGE.

De cunho educacional, o Concurso visa o reconhecimento da escola como ambiente de pesquisa, interação e aprendizado, e propõe divulgar trabalhos de educação que contribuam para a reflexão sobre o papel do ser humano como integrante do meio ambiente e, consequentemente, a sua contribuição para um mundo melhor. Também busca incentivar e sensibilizar os estudantes para que vivam a conservação ambiental, focados na importância da sustentabilidade e da eficiência energética.

O Concurso é dividido em duas categorias. Para o Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), o trabalho deverá ser uma declaração escrita ilustrada baseada na inspiração de “quem ama, cuida do planeta”. Esta declaração deverá contemplar o tema norteador do Concurso, sendo apresentada na forma de um livreto (A4 dobrada ao meio), sem limite de páginas, podendo ser utilizadas as técnicas de pintura, desenho, aquarela, gravura, recorte, colagem ou técnica mista.

Para o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), o trabalho deverá ser uma campanha de comunicação ambiental baseada no tema do Concurso. A forma de execução desta campanha deverá contemplar uma ou mais possibilidades de divulgação, como: spot de rádio, comercial de TV, folder, flyer, jingle para rádio ou TV, mural, grafite e/ou vídeo de curta duração. Também deve apresentar um relatório das ações contendo apresentação, período de execução, descrição, materiais produzidos e conclusão. A campanha também deverá ser apresentada com outros recursos visuais ou que melhor se adaptarem às possibilidades de divulgação escolhida.

Todos os trabalhos deverão ser enviados com a ficha de inscrição devidamente preenchida, que se encontra disponível no site www.caravanarge.com.br/concurso. Além da ficha de inscrição, o site apresenta o regulamento completo e o endereço para o envio dos trabalhos. Os critérios de avaliação são criatividade e relação com o tema proposto.

Divulgação dos vencedores e premiação

A divulgação dos vencedores ocorrerá no dia 5 de julho de 2013, através do site do Concurso. A entrega da premiação dos trabalhos selecionados será realizada em solenidade no dia 12 de julho de 2013, na sede da RGE, em Caxias do Sul. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão premiação, que se não se restringe ao aluno, mas também ao professor e à escola de cada um dos ganhadores. A Caravana RGE se responsabilizará pelo transporte, hospedagem e alimentação dos premiados: aluno, professor e diretor da escola.

1º lugar: Aluno: 1 computador e 1 impressora
Professor: 1 notebook
Escola: laboratório de informática com 6 computadores e 1 impressora

2º lugar: Aluno: 1MP4 com estação de som
Professor: 1 MP4 com estação de som
Escola: equipamentos para sala de vídeo: tela, projetor e som

3º lugar: Aluno: 1 bicicleta
Professor: 1 máquina fotográfica digital
Escola: 1 kit esportivo: bolas, redes e colchonetes

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade