Primeira etapa de vacinação contra a aftosa chega a 97,7%

Vacinação que terminou em maio teve dados divulgados nesta semana

Por Douglas Perin em 18/07/2013

   

(Foto: Google Brasil)
Primeira etapa de vacinação contra a aftosa chega a 97,7%

A soma de animais vacinados na primeira etapa da campanha contra a febre aftosa, no Rio Grande do Sul, conseguiu bater o bom índice alcançado em 2012, com um total de 97,73% das cerca de 13,3 milhões de cabeças de gado, aumentando meio ponto percentual comparado a 2012.

Na individualização, os índices também cresceram. Enquanto na primeira etapa do ano passado foram vacinados 97,21% do rebanho de bovinos, neste ano o índice foi para 97,74%. Os bubalinos tiveram o maior salto na relação entre os dois anos: passaram de 90,61% para 96,97%.

A primeira etapa exige que todos os animais, independentemente da idade, precisaram ser imunizados. Na segunda, que ocorrerá em novembro, o foco são os de 0 a 24 meses.

O Governo do Estado disponibilizou 4,2 milhões de doses que chegaram de graça as mãos dos pecuaristas familiares e pequenos produtores que se enquadraram nos critérios do Pronaf. Hoje são 350 mil propriedades no Rio Grande do Sul, das quais 65% recebem a vacina gratuitamente.

A meta do governo do Estado, é que o Rio Grande do Sul se torne produtor de gado livre da aftosa, assim como Santa Catarina, ampliando o mercado de exportação.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade