UPF firma mais dois convênios de cooperação inter

Instituição atinge a marca de 39 parcerias para mobilidade acadêmica

Por Redação em 27/07/2009

   

nao. (Foto: Maria Joana Chaise)
UPF firma mais dois convênios de cooperação inter

O objetivo de ampliação das relações internacionais da Universidade de Passo Fundo (UPF) está sendo cumprido. Nesta semana, o reitor Rui Getúlio Soares firmou mais dois convênios de cooperação institucional com instituições estrangeiras do Chile e da Argentina. Com este impulso, a UPF atinge a marca de 39 convênios que possibilitam a professores e estudantes estudarem uma temporada no exterior.

A instituição chilena agora conveniada com a UPF é a Universidade Tarapacá de Arica, que possui sedes na Região de Arica e Parinacota, na província de Arica, e na Região de Tarapacá, em Iquique, e foi fundada em 1981. Mais de 20 cursos ofertados pela instituição são também disponibilizados pela UPF, e podem ser procurados para o intercâmbio. A parceria já foi confirmada pelo reitor da instituição chilena, Sergio Pulido Roccatagliata.

O segundo acordo firmado é com a Universidade Nacional do Nordeste, de Corrientes, na Argentina. Fundada em 1956, a Universidade possui em comum com a UPF um total de 28 cursos. Os reitores Rui Getúlio Soares e Oscar Vicente Valdés assinaram, além do convênio marco, um acordo para mobilidade estudantil.

Na opinião do reitor Rui Getúlio Soares, além de beneficiar estudantes e professores com a possibilidade de compartilharem experiências em instituições estrangeiras, o Programa de Intercâmbio Acadêmico também divulga a Universidade de Passo Fundo, suas ações e profissionais, no exterior.

Ampliação de possibilidades com Universidade do Algarve
O reitor Rui Getúlio Soares também formalizou nesta semana um acordo que amplia as possibilidades de intercâmbio com a Universidade do Algarve, em Portugal. A parceria, já formalizada em Faro pelo presidente do Conselho Diretivo, Rui Cabral e Silva, amplia o acordo já existente e passa a contemplar agora estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Possibilidades
Os 39 convênios mantidos pela UPF abrangem 12 diferentes países. Até hoje, a instituição proporcionou a 82 de seus alunos passarem uma temporada de estudos no exterior e recebeu outros 40 intercambistas estrangeiros para estudarem aqui.

No site da UPF estão disponíveis informações para os alunos e professores que desejarem participar do Programa de Intercâmbio Acadêmico, bem como requisitos e prazos para que possam apresentar sua candidatura à UPF, posteriormente remetida às instituições de destino.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade