Soledadenses participarão da Jornada Mundial da Juventude

Jovens receberam a bênção do Bispo Diocesano na noite de sábado, 20/07

Por Douglas Perin em 22/07/2013

   

(Foto: Mauricio Orsolin / ClicSoledade)
Soledadenses participarão da Jornada Mundial da Juventude

Oito soledadenses embarcaram neste domingo (21) para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no na cidade do Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco.

A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1984, e consiste na reunião de milhares, ou milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens, que durante as manhãs do evento, participam de catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e momentos de espiritualidade. Nas tardes são realizadas visitas culturais.

Na edição que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, o tema é "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28,19), e esta é a segunda edição que acontece na América Latina, sendo que a primeira foi em 1987, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Na edição “hermana”, mais de 1,5 milhões de pessoas participaram do evento, o que marcou o recorde de público na época, superado duas edições depois, em 1991 na cidade de Częstochowa, na Polônia.

A ultima edição ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, com público de quase 2 milhões de pessoas, e o recorde de público da Jornada é 1995, na cidade de Manila, nas Filipinas, com a incrível marca de 5,2 milhões de pessoas prestigiando o evento.

A Cruz Peregrina, que sempre viaja pelo país sede da Jornada, percorreu o Brasil e passou por Soledade no dia 12 e 13 de novembro de 2012, onde muitos católicos foram até o pórtico da cidade para receber a Cruz.

Da Diocese de Cruz Alta são mais de 100 jovens que irão para o Rio de Janeiro na celebração que acontece de 23 a 28 de julho. De acordo com Alessandro Gasparin, integramente do grupo de oito soledadenses que vão para a JMJ, a expectativa é muito grande para o evento, já que o pessoal da cidade se organizou para a Jornada a mais de dois anos.

No sábado (20), o grupo soledadense foi abençoado pelo bispo Dom Friedrich Heimler na Igreja Matriz de Soledade, e às 11h deste domingo, na cidade de Tio Hugo, o grupo embarcou no ônibus da Diocese de Cruz Alta, com destino a cidade do Rio de Janeiro.

Alessandro contou ao Clic, que existe um grupo numa rede social, se mobilizando para chegar o mais próximo possível do Papa, mas ele sabe o quanto é difícil, já que milhares de pessoas do mundo todo vão tentar o mesmo, o que dificulta a proximidade a Santidade, mas possibilita uma grande integração cultural. Todas as dioceses do Rio Grande do Sul estarão presentes na visita Papal.

Na volta, uma das metas dos participantes de Soledade, é reativar o Grupo de Jovens, que está parado há mais de cinco anos.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade