I Conferência Municipal do Meio Ambiente contou com grande público

Por Redação em 05/08/2013

   

(Foto: Mariana Teixeira / Divulgação)
I Conferência Municipal do Meio Ambiente contou com grande público

Com grande presença de público, a I Conferência Municipal do Meio Ambiente, promovida pelo Departamento do Meio Ambiente, iniciou suas atividades na manhã de sexta, encerrando-se no final da tarde do dia 2, nas dependências do Legislativo de Soledade.

A CNMA foi instituída em 2013 através de um Decreto Presidencial, a fim de que se abram espaços para discussões referentes às políticas públicas para o Meio Ambiente. Os principais objetivos das conferências é Divulgar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); Contribuir para a PNRS; Estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e sociedade civil; Possibilitar a solução de entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos; difundir práticas positivas que possam contribuir para desenhos de políticas públicas locais e regionais.

As conferências municipais também enriquecem e criam debates para as estaduais e a nacional. São quatro os eixos temáticos abordados, Produção e consumo sustentáveis; Redução de impactos ambientais; Geração de trabalho e renda; Educação ambiental.

Estes eixos foram debatidos pelo grupo reunido, liderado pela coordenadora de Educação Ambiental do Estado, Gislaine Pacheco, que em seu discurso de abertura destacou que a responsabilidade do descarte correto do lixo é coletiva, e não somente do poder público, já que a rua é a extensão da casa de cada cidadão.

O Prefeito Paulo Cattaneo frisou a importância deste momento para o Município, visto que a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, através da diretora do Departamento de Meio Ambiente, Cristiane Ericksson, e sua equipe, têm tido belas iniciativas para que a educação ambiental seja promovida de forma ampla e efetiva em Soledade, já que a participação da comunidade é essencial para que esta problemática seja amenizada, sendo ainda bastante rudimentar o ato de apenas amontoar seu lixo em uma sacolinha e eliminá-lo na rua, sem a preocupação de separá-lo ou reaproveitá-lo de forma a vir colaborar com o meio ambiente e a limpeza da Cidade.

Estiveram presentes diversas autoridades, entre eles o Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Julinho Juarez dos Santos.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade