Votação da Participação Popular acontece hoje e amanhã

Nesta terça-feira (06) cidadãos podem realizar voto online

Por Douglas Perin em 06/08/2013

   

(Foto: Arte / Divulgação)
Votação da Participação Popular acontece hoje e amanhã

Acontece nesta terça (06) e quarta-feira (07), a votação do processo de Participação Popular e Cidadã, onde serão definidas as prioridades do Orçamento do Estado para 2014. A votação determinará as demandas nas 28 regiões dos Coredes, com distribuição de R$ 2 bilhões, e é a etapa final de construção participativa do orçamento estadual.

Hoje, terça-feira, os eleitores poderão votar somente pela internet através dos endereços eletrônicos http://www.vpr.rs.gov.br e http://www.participa.rs.gov.br/. Amanhã, quarta-feira, a votação segue pela internet, mas os eleitores poderão optar também pelo voto presencial, através da cédula de votação.

A votação feita através de cédulas de papel ocorrerá em pontos estratégicos da cidade, como Escolas Júlia Lopes, Alcides Gradaschi, Maria de Abreu, Polivalente, Mauricio Cardoso, Capistrano, Valdemar Rocha, São Francisco, Eurípedes, Santo Antônio, São José, Álvaro Leitão, Anselmo Primmaz, Coralina e Medianeira Garra, além da UPF, Coagrisol, Prefeitura Municipal de Soledade, Secretaria de Agricultura de Soledade, Hospital Frei Clemente, Brigada Militar, Polícia Civil, Câmara de Vereadores, CDL, Bombeiros, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Rodoviária do Interior. Haverá ainda urnas itinerantes na cidade e no interior.

O horário de votação nas urnas será das 8h até 18h. Existe ainda a possibilidade de haver pontos de votação nas agências bancárias do município, onde ainda haverá confirmação. A votação pela internet ocorre das 7h do dia 6 até às 23h59min do dia 7 de agosto. Para que o voto seja computado de maneira correta é necessário o documento de identidade e o título eleitoral.

Para aqueles que não têm o título em mãos, no próprio site da votação é possível realizar a consulta no número, tendo em mãos o numero do RG, nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

No final da votação, tem uma pesquisa contendo quatro perguntas referente a reforma política, confira:

1 - QUANTO À REFORMA POLÍTICA

( ) Sou a favor de realizar uma Reforma Política
( ) Sou contra uma Reforma Política - a favor de deixar como está

2 - COMO DEVE SER FEITA A REFORMA POLÍTICA

( ) Pelo Congresso, com os atuais deputados e senadores
( ) Pelo próximo Congresso, a ser eleito em 2014
( ) Por meio de uma Constituinte exclusiva, com representantes eleitos para esse fim, com prazo definido

3 - QUANTO AO FINANCIAMENTO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS

( ) Deve ser custeado por recursos públicos
( ) Deve ser custeado por recursos privados
( ) Deve ser misto (continuar como hoje: fundo público e privado)

4 - QUAIS OS DOIS TEMAS QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS IMPORTANTES (ESCOLHA ATÉ 2 OPÇÕES)

( ) Reforma do Sistema Eleitoral e do financiamento de campanhas
( ) Transparência e comportamento ético dos agentes públicos e privados
( ) Nova divisão de recursos entre a União, Estados e Municípios
( ) Maior participação da população nas decisões públicas

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade