Prefeitos da Amasbi estiveram reunidos em Fontoura Xavier

Situação financeira dos municípios que integram a Associação teve amplo destaque durante o encontro

Por Fernando Martins em 20/08/2013

   

(Foto: Fernando Martins / Divulgação)
Prefeitos da Amasbi estiveram reunidos em Fontoura Xavier

Sob a presidência do prefeito de Tio Hugo, Verno Adair Muller, e com a recepção do Prefeito de Fontoura Xavier, Tiago Zanotelli, os prefeitos da região do Alto da Serra do Botucaraí, estiveram reunidos em Fontoura Xavier, na sexta (16/08), para a discussão de importantes assuntos pertinentes ao desenvolvimento regional.

Na pauta da reunião, o primeiro assunto abordado foi à apresentação do programa “RS Mais Transparente”. Para a apresentação, estiveram presentes Monique Tadiotto Sichonany e Vanessa Rocha, ambas funcionárias da Subchefia de Ética Controle Público e Transparência da Casa Civil do Governo do Estado. As servidoras apresentaram o programa aos gestores e se colocaram a disposição para a implantação e acompanhamento do programa nos municípios. Conforme Monique Tadiotto, que é a coordenadora do RS Mais Transparente, o programa se baseia na aplicação das ações desenvolvidas pelo governo do estado, para que os municípios possam implantar a lei de acesso à informação. Ela ainda destacou aos gestores que através desta ação, o governo do estado prestará todo acompanhamento para que os municípios possam implantar esta lei, visto que a não aplicação tem sido alvo de apontamentos pelo TCE e demais órgãos fiscalizadores.

Acerca deste assunto, os prefeitos deliberaram por marcar um encontro na Casa Civil, onde continuarão os debates até a efetiva adesão de todos os municípios da Amasbi ao programa.

Outro assunto debatido foi a proposta da “Marcha dos Prefeitos gaúchos”. Acerca deste os prefeitos foram unânimes ao destacar a importância deste ato para que as demandas dos prefeitos do RS possam ser evidenciadas e assim haja uma maior sensibilização ao governo. Ainda acerca do movimento municipalista, o presidente da Entidade lembrou que a moção encaminhada a CNM pela Amasbi no mês passado, relatando a insatisfação dos prefeitos da região com Marcha dos Prefeitos, foi citada pelo presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski. “A manifestação feita pelo presidente da CNM, mostra que nossa região permanece atuante e que nossa representatividade vem sendo percebida”, disse Verno.

Ainda na pauta do encontro outro assunto abordado, foi a situação financeira que todos os municípios enfrentam. Após vários debates, e algumas deliberações, os prefeitos optaram por realizar um ato regional de paralisação, que objetivara conscientizar a população acerca das dificuldades financeiras dos municípios. Os gestores decidiram por paralisar as atividades nas prefeituras da região no dia 28/08. Nesta data, além da paralisação, exceto dos serviços essenciais, os prefeitos irão usar dos veículos de comunicação para sensibilizar as comunidades acerca das dificuldades, que hoje são percebidas em todos os municípios. Além deste ato, a partir do dia 02/09, a Amasbi expedirá um documento com orientação para a contenção de despesas nos municípios. Tal ação seguirá como exemplo, uma ação desenvolvida pela Associação dos Municípios do Noroeste do Estado. Entre as ações propostas, deverão estar: Suspensão da execução de horas extras, exceto as absolutamente necessárias e autorizadas, pelo Prefeito Municipal, ou por quem ele delegar, com base em análise de justificativa apresentada pelo solicitante; Redução de concessão de despesas de viagens, pedágios e outras; Redução de despesas com automóveis, ônibus, caminhões e máquinas rodoviárias Redução de auxílios em geral, bem como suspensão de contratos; Redução das despesas com eventos e festividades culturais, esportivos e recreativos; Redução de diárias; Cancelar imediatamente atividades que não são de caráter emergencial e de necessidade pública.

Acerca destas ações o presidente da Amasbi, lembra que a Entidade sugerirá as ações, porém dependerá de cada prefeito a tomada das ações, levando em conta a situação financeira de cada município.

Ao final do encontro, Verno Muller, destacou a reunião como produtiva e como mais um encontro de grandes debates e importantes ações em prol do desenvolvimento regional. “Temos convicção de que as deliberações feitas neste encontro mais uma vez consolidam a união dos municípios de nossa região. Sabemos que as dificuldades são grandes, mas se continuarmos unidos e atuantes iremos dar importantes passos para o desenvolvimento de cada município e da região como um todo”, pontuou Verno.

Copa Amasbi 2013

O assunto voltou a ser tema no encontro entre os prefeitos da região. Amplamente discutido na quinta-feira, dia 15, na sede da associação, entre os coordenadores de esporte, passa a contar com o incentivo dos prefeitos. A atividade será uma confraternização esportiva com data marcada para o dia 09 de novembro, sábado, no Parque das Tuias.

Ao avaliar o encontro, o prefeito de Fontoura Xavier, Tiago Zanotelli, agradeceu aos prefeitos presentes, colocou o executivo fontourense como parceiro das ações da Amasbi. Acerca das ações de contenção de despesas, Zanotelli lembrou que em Fontoura Xavier algumas ações neste sentido já foram e estão sendo tomadas. “Acredito que com a região unida desenvolvendo estas ações conjuntamente poderemos sensibilizar a comunidade que esta é uma realidade de todos os municípios. Referente aos demais assuntos tivemos a oportunidade de expressar nossas opiniões e tenho certeza de a Amasbi se consolida como um espaço democrático e de tomada de ações concretas para o desenvolvimento da região” finalizou Tiago.

A próxima reunião da Amasbi está marcada para o dia 27/09 e será realizada no município de São José do Herval.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade