Letônia presente no Festival através do Grupo Staburags de Ijuí

Grupo pertence ao Centro Cultural Regional Leto de Ijuí

Por Mauricio Orsolin em 24/08/2013

   

Grupo de Danças Staburags pertence ao Centro Cultural Regional Leto de Ijuí. . (Foto: Silvio Souza / ClicSoledade)
Letônia presente no Festival através do Grupo Staburags de Ijuí

O Grupo de Danças Staburags de Ijuí iniciou sua participação no II Festival de Folclore de Soledade na noite desta sexta-feira, 23/08, representando a cultura da Letônia, sendo o quarto grupo a subir ao palco do Centro Cultural.

O Grupo pertence ao Centro Cultural Regional Leto de Ijuí. O nome Staburags se refere a um monte rochoso na Letônia. Durante a ocupação do país pela União Soviética, este nome representou para o povo Leto liberdade e força.

De acordo com os responsáveis do Staburags, este é o único Grupo no Brasil e América do Sul que apresenta o folclore da Letônia. “Existimos no Brasil porque em Ijuí se encontra o núcleo mais antigo de imigrantes Letos no Brasil. Sendo a Letônia um país pequeno, suas danças não são regionalizadas, ou seja, a dança folclórica deles segue apenas um padrão”, afirmam.

A dança letã sempre faz menção a natureza, sol, festejos, animais, amor e alegria. Possui em suas músicas e danças um estilo alegre e marcante. Os trajes também seguem um padrão vindo da Letônia, com estudos e pesquisas realizadas para que não se perca a autenticidade típica de cada vestimenta.

Em Soledade o Grupo volta ao palco na noite deste sábado, 24/08, a partir das 20h40min, na noite de gala do Festival de Folclore. A cerimônia de oficial de abertura tem início previsto para as 16h30min, no Centro Cultural.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade