Prefeito Cattaneo participou da 3ª Marcha Gaúcha em Defesa dos Municípios

Encontro foi realizado no Palácio Piratini em Porto Alegre

Por Redação em 05/11/2013

   

(Foto: Divulgação / Prefeitura Soledade)
Prefeito Cattaneo participou da 3ª Marcha Gaúcha em Defesa dos Municípios

A Famurs promoveu na quinta, dia 31 de outubro a 3ª Marcha Gaúcha em Defesa dos Municípios. Com o tema "Mais recursos, Mais autonomia", o evento foi realizado às 14h no auditório da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101). Estima-se a presença de mais de mil representantes municipais, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários. Após o encontro, os gestores foram recebidos pelo governador Tarso Genro em frente ao Palácio Piratini.

Tarso Genro recebeu os representantes municipais no Palácio Piratini e garantiu que o governo fará um esforço para ajudar os prefeitos no final do ano, atendendo a uma das 13 demandas que compõem a pauta municipalista da Federação. "Vamos pegar uma parte dos depósitos judiciais para ajudar os nossos prefeitos", prometeu. "A pauta é razoável, responsável, sólida e séria", avaliou o governador. Entre as reivindicações do documento, está o repasse de um socorro emergencial de R$ 200 milhões a ser pago no último mês deste ano. O valor corresponde à metade de uma parcela extra do ICMS das prefeituras gaúchas e serviria para amenizar a situação de crise financeira que amargam os municípios.

Outro pleito que integra a carta é o transporte escolar. A entidade reivindica o acréscimo de R$ 100 milhões em recursos do governo estadual para o transporte escolar. A verba equivale à despesa anual das prefeituras com a condução dos alunos do Estado.

Também compõem a pauta municipalista da 3ª Marcha Gaúcha de Prefeitos a conclusão das obras rodoviárias, o pagamento da Consulta Popular, a aplicação de 12% do orçamento do Estado em saúde, a aceleração das licenças ambientais da Fepam, o repasse de 50% das taxas ambientais, a extensão do Passe Livre para todos estudantes de baixa renda, o fim da cedência de servidores municipais a outros Poderes, o pagamento imediato dos recursos da Assistência Social, a concessão permanente de um assento à Famurs no Conselho Estadual de Cultura, a criação de um programa de implementação do sistema trifásico no meio rural e o apoio à pauta municipalista da CNM, em especial à ampliação de 2% do FPM, e antecipação da 2ª parcela do AFM para dezembro. O governador disse que dará uma resposta rápida e direta a cada um desses pleitos.

Segundo o Prefeito Cattaneo, a 3ª Marcha foi bastante válida, e ele espera que o Governador do Estado Tarso Genro possa responder as demandas dos municípios, pois eles enfrentam, de modo geral, uma extrema dificuldade financeira.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade