Situação de emergência em Fontoura Xavier é homologada pela Defesa Civil

Município foi atingido por temporal de granizo na última semana

Por Fernando Martins em 18/11/2013

   

(Foto: Mauricio Orsolin / Arquivo ClicSoledade)
Situação de emergência em Fontoura Xavier é homologada pela Defesa Civil

A Defesa Civil do RS homologou na manhã de quinta-feira (14) o decreto de situação de emergência no município de Fontoura Xavier. A situação expressa no decreto 2494/2013 foi decretada em virtude dos danos causados por um temporal de granizo na noite de domingo (10) que deixou um rastro de devastação no município.

Conforme os levantamentos da Defesa Civil, foram atingidas 1328 casas e os prejuízos totais, especialmente no setor primário, somam mais de R$ 14 milhões. Segundo o prefeito municipal, Tiago Zanotelli, a homologação do decreto municipal, viabilizará que o município possa contar com auxilio do Estado para atendimentos emergências à população atingida. O prefeito ainda ressalta que o município não dispõe de recursos financeiros para atender a todos e por isso, toda e qualquer ajuda é bem vinda neste momento.

Já o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Fernando Ferla, acrescenta que com a homologação, os próximos passos são levantamentos da quantidade de telhas de Brasilit que terão que ser disponibilizadas para atender a todos que tiveram suas residências danificadas, bem como demais ações para atender a população atingida. Ainda na quinta-feira (14) uma equipe da Defesa Civil do município esteve na coordenadoria regional da Defesa Civil em Lajeado para elaboração do plano de trabalho que será desenvolvido para os atendimentos a comunidade para que os atendimentos sejam prestados da forma mais rápida possível.

Enquanto a ajuda não chega, a população de acordo com suas condições está buscando recuperar os danos deixados pelo temporal. Desde a segunda feira a rotina da cidade foi alterada e os moradores trabalham na reconstrução de suas casas. Já a prefeitura municipal além de prestar apoio à comunidade, também trabalha para a recuperação de estradas, prédios públicos e demais áreas atingidas pelo granizo.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade