Fontoura Xavier - Gestar II em ação

Por Redação em 06/08/2009

   

nao. (Foto: Cássia Lopes)
Fontoura Xavier - Gestar II em ação

Em apenas um mês de implantação do Programa de Formação Continuada em Matemática e Língua Portuguesa Gestar II no município de Fontoura Xavier, é possível evidenciar trabalhos e avanços significativos dos cursistas.

Todo o trabalho de formação no Gestar, presencial ou a distância, alicerça-se na sala de aula, pois trás subsídios de teorias de aprendizagem. Com o programa, os professores cursistas têm a oportunidade de conhecer novas estratégias de atuação e de adequá-las de acordo com a sua realidade. O processo de ensino é contextualizado, pois as atividades sugeridas são muito interessantes, lúdicas e desafiadoras.

Além das oficinas presencias foram desenvolvidas várias atividades significativas nas escolas. Na disciplina de matemática, por exemplo, foram trabalhados vários conceitos de matemática e o tema “Ecologia”, partindo da coleta de dados em uma pesquisa sobre consciência ecológica e comportamento ecológico.

Os encontros presenciais retornam agora em agosto e acontecerão mensalmente, tendo como pautas a troca de experiência, reflexão individual, questionamentos, planejamento, elaboração de situações didáticas, análise crítica da prática em sala de aula e de atividades dos alunos.

Gestar II: Disciplina de Matemática

Os trabalhos de matemática, realizados nas escolas, estão sendo acompanhados pela professora formadora Laudete Bortoncello Nunes. Em julho, Laudete esteve, através do Plantão Pedagógico, visitando as professoras Mara Lucia Zanatta e Giséli Lando dos Santos na Escola Municipal São Roque da Picada Rosa, onde estavam sendo realizados trabalhosreferente ao TP1 e TP2 (caderno de Teoria e Prática). Alunos e professores se mostravam muito envolvidos, descontraídos e interessados com as atividades, desmistificando o paradigma de que a matemática é somente teórica, sem relação com o cotidiano.

As demais cursistas estarão recebendo a visita da formadora Laudete nos próximos meses.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade