Vacina contra HPV será distribuída gratuitamente na Campanha de Vacinação deste ano

Vacina será aplicada gratuitamente em meninas de 11 a 13 anos em 2014

Por Redação em 21/01/2014

   

(Foto: Divulgação / Ministério da Saúde)
Vacina contra HPV será distribuída gratuitamente na Campanha de Vacinação deste ano

O ano de 2014 já começou com ações importantes na área da saúde. O Ministério da Saúde já recebeu o primeiro lote da vacina contra o papiloma vírus (HPV), que será distribuída gratuitamente na Campanha de Vacinação deste ano, em março, no Sistema Único de Saúde (SUS).

O insumo, que previne contra o câncer de colo de útero, será aplicada gratuitamente em meninas de 11 a 13 anos em 2014 e, a partir do ano seguinte, será ofertado também para meninas de 9 e 10 anos.

"Cada município vai poder ter uma estratégia específica de vacinação. Alguns vão inclusive utilizar o espaço dentro da escola, outros vão concentrar entro dos postos de saúde. Nós daremos as duas opções, mas vamos reforçar junto aos municípios que as ações dentro da escola sejam priorizadas", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

HPV e câncer de colo de útero

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres são portadoras do HPV no mundo. Delas, 32% estão infectadas por tipos que podem levar ao aparecimento de câncer. Anualmente, no Brasil, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

O vírus do papiloma humano (HPV) é a principal causa de câncer de colo do útero. Há 100 tipos registrados da doença, das quais 13 podem provocar tumores e outras complicações ao infectar a pele ou as mucosas. A inclusão da vacina segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec).

A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade