Deputado Gilmar Sossella assume a presidência da Assembleia Legislativa

Posse da nova Mesa Diretora aconteceu na tarde desta sexta-feira, 31/01

Por Redação em 01/02/2014

   

(Foto: Marcelo Bertani / AL)
Deputado Gilmar Sossella assume a presidência da Assembleia Legislativa

Em sessão solene, a Assembleia Legislativa rio-grandense elegeu e deu posse, na tarde desta sexta-feira (31), à nova Mesa Diretora do Parlamento gaúcho, que terá na presidência, no ano legislativo 2014-2015, o deputado pedetista Gilmar Sossella.

Os trabalhos foram abertos pelo então presidente Pedro Westphalen (PP), que anunciou a renúncia dos membros da Mesa por ele dirigida, para dar posse a Sossella e aos deputados Catarina Paladini (PSB – 1º vice-presidente), Álvaro Boessio (PMDB – 2º vice-presidente), Marisa Formolo (PT – 1ª secretária), João Fischer (PP – 2º secretário), José Sperotto (PTB – 3º secretário) e Elisabete Felice (PSDB – 4ª secretária).

Despedida

Em seu pronunciamento de despedida, Westphalen agradeceu ao corpo de servidores da Assembleia e fez um breve relato de sua gestão à frente do Legislativo estadual, destacando os trabalhos que resultaram na aprovação de novas regras para a prevenção de incêndios no Estado,  uma das mais evoluídas do país; o fim dos 14ºe 15º salários aos parlamentares e a publicação, no  portal da Transparência da Assembleia, dos nomes e salários de todos os servidores e parlamentares da Casa, bem como os gastos mensais dos gabinetes e os valores despendidos com diárias; a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Assembleia, o Ministério Público e as operadoras, através da CPI da Telefonia, fixando prazos e metas para a qualificação dos serviços destas operadoras, e a conclusão do projeto final de engenharia para transformar o sinal analógico da TV Assembleia em totalmente digital.

Também os trabalhos desenvolvidos pelos deputados, pela Mesa  Diretora e pelas comissões parlamentares diante de assuntos relevantes para o Estado, como a crise do setor leiteiro, a extração de areia do Rio Jacuí e a questão fundiária envolvendo índios e colonos. E encerrou seu discurso repetindo o que disse durante sua posse, em janeiro de 2013: “Que viver no Rio Grande seja motivo de orgulho, porque aqui valorizamos a ética e a vida”.

Sossella: harmonia entre Poderes sem abrir mão da função de fiscalização

Após a eleição da Mesa, o novo presidente da Assembleia, deputado Gilmar Sossella (PDT) usou da Tribuna para ressaltar seu compromisso em zelar pela harmonia entre os Poderes de Estado, defendendo uma relação de alto nível entre estes Poderes. Também, que a Assembleia, “com a disposição incansável ao diálogo, não se omitirá de cobrar do Estado o que lhe é de direito, seja na exigência de tratamento justo nas negociações da dívida com a União, seja na adoção de uma postura determinada quanto ao desenvolvimento e novas fontes de recursos que façam com que o Estado retome sua capacidade de investimento em políticas públicas essenciais”.

E destacou que a participação da Assembleia na Receita Corrente Líquida do Estado caiu, nos últimos anos, de 42% para apenas 1,9%, o que torna o Legislativo gaúcho um exemplo no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, além de ser considerada uma das mais transparentes do país.

Sossella ainda defendeu melhorias às estradas gaúchas, a justa distribuição dos royalties do pré-sal e do petróleo, investimentos na área da Educação e do carvão mineral como alternativa de energia no RS.

O novo presidente da Assembleia é de família de agricultores de Tapejara, onde elegeu-se vereador, em 1982, reelegendo-se novamente. Foi presidente do Legislativo de Tapejara por dois anos consecutivos, e elegeu-se prefeito daquele município por dois mandatos (1997 a 2004). Em 2006  elegeu-se deputado estadual pelo PDT, reelegendo-se para o mandato em 2010.

No início e no final da Sessão Solene, o violinista Carlos Ariel Debona interpretou os hinos Nacional e Rio-grandense, respectivamente.

Após o término da solenidade de posse da nova Mesa, o presidente Sossella concedeu entrevista coletiva à imprensa, no Salão Júlio de Castilhos, e recebeu cumprimentos dos convidados no Vestíbulo Nobre Érico Veríssimo.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade