Definidas demandas que vão constar na cédula de votação do PPC

A escolha foi feita pelos delegados municipais e conselheiros do Corede Botucaraí

Por Lucas Bicudo em 13/05/2014

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
Definidas demandas que vão constar na cédula de votação do PPC

Representantes dos 16 municípios que integram a região e o Corede Botucaraí estiveram participando na última sexta-feira, 9/5, do Fórum Regional de Delegados, realizado no auditório da UPF, Campus Soledade. Durante o encontro, foram definidas as demandas que vão constar na cédula de votação do Processo de Participação Popular e Cidadã 2014/2015.

Rene Cecconello, coordenador da Secretaria Estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (SEPLAG), na região Funcional 9, lembrou que este já era o terceiro momento do PPC. “Este processo teve seu inicio em março e chegamos na etapa em que foram elencadas aquelas demandas que vão estar na cédula de votação. Mas é importante dizer que a população é quem vai indicar o que é prioridade para sua comunidade entre os dias 2 e 4 de junho”, salientou.

O recurso destinado pelo Governo do Estado para a região do Alto da Serra do Botucaraí é de R$ 3.486.338,87, resultando em um aumento de aproximadamente R$ 500mil em relação ao ano passado. Durante o encontro, ficou definido que a distribuição dos recursos seguirá a seguinte proporção: 50% municípios, 15% desenvolvimento regional e 35% áreas de governo (saúde, educação e segurança). As demandas estratégicas não possuem valor alocado.

Após votação, a cédula ficou assim definida:

Desenvolvimento Regional: 1-Desenvolvimento Econômico Redes de Cooperação Promover o fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas (Espumoso, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Jacuizinho, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade e Victor Graeff), região; 2-Desenvolvimento Rural, Apoio à Fruticultura - Capacitação de pessoas e implantação de pomares e hortas (Alto Alegre, Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Jacuizinho, Mormaço, Nicolau Vergueiro, Soledade, Tio Hugo; Victor Graeff e São José do Herval), região; 3-Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento da Pesca e da Aquicultura - Equipamentos (tanques), (Lagoão), região; 4-Turismo, Desenvolvimento e Marketing de produtos turísticos (divulgação turística) - Criação de material impresso e audiovisual. (Tio Hugo), região; e 5–SJDH/ Igualdade Racial, Erradicação da Miséria e Combate à Discriminação (Soledade), região.

Desenvolvimento Local/Municipal: 6-Projetos de desenvolvimento municipal (conforme demandas decididas em assembleias municipais), (Alto Alegre, Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Jacuizinho, Lagoão, Mormaço, Nicolau Vergueiro, Soledade, São José do Herval, Tio Hugo e Victor Graeff). Nas demandas locais ficou acertado que os eleitores dos municípios devem votar na demanda local para que este possa ser recebido ao município, conforme o regimento interno.

Áreas de Governo: Saúde - 7-aquisição de equipamento para UBS (São José do Herval, Lagoão e Espumoso); 8-reforma/adequação de hospitais (Barros Cassal); 9-reforma/adequação de UBS – Soledade; 10-aquisições de veículos leves (Ibirapuitã, Itapuca, Alto Alegre e Campos Borges); 11-equipamentos para hospitais (Fontoura Xavier e Soledade). Segurança – 12-viaturas leve para a Polícia Civil (Victor Graeff e Soledade (discreta)); 13-viaturas para a Brigada Militar (leve: Fontoura Xavier e Soledade; pick-up: Barros Cassal); 14-Bombeiros Soledade – Desencarcerador; 15-Brigada Militar – Kit Informática (Jacuizinho e Lagoão). Educação – 16- mobiliário para laboratório de informática (Alto Alegre, Gramado Xavier, São José do Herval, Soledade e Tio Hugo); 17-mobiliário para laboratório de ciências (Campos Borges, Fontoura Xavier, Itapuca e Soledade (dois laboratórios); 18-espaço cultural (música, artes plásticas e cênicas) (1-Espumoso (2)); 19-mobiliário para a biblioteca (Ibirapuitã e Soledade (6)). 20-equipamentos para sala de estudos para professores (Mormaço e Soledade).

Estratégicas: 21-Elaborar e atualizar os planos estratégicos de Desenvolvimento Regional e Planos de Desenvolvimento dos municípios integrantes do Corede (Alto Alegre, Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Jacuizinho, Lagoão, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade, Tio Hugo e Victor Graeff); 22- Infraestrutura, Pavimentação, redes de água e energia (Campos Borges); 23-Construção e reforma de prédios da segurança pública (Mormaço e Tio Hugo); 24 -Ampliação do Hospital São Sebastião – Pronto Socorro. (Espumoso); 25-Elevador Centro Cultural e Políticas de Acessibilidade (Soledade).



   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade