Professor da UPF lança DVD de viagem “A travessia do Atlântico pela rota de Cristóvão Colombo”

Documentário retrata viagem de 34 dias na mesma rota que Colombo

Por Redação em 25/08/2009

   

nao. (Foto: Reprodução)
Professor da UPF lança DVD de viagem “A travessia do Atlântico pela rota 
de Cristóvão Colombo”

O documentário “A travessia do Atlântico pela rota de Cristóvão Colombo”, com projeção pública e conversa com os presentes, será lançado dia 17 de setembro, às 19h20min, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC), prédio B6, no Campus I, da Universidade de Passo Fundo (UPF). O DVD de autoria do professor da UPF, Tau Golin, narra a sua historia e de mais dois velejadores brasileiros, que, a bordo do veleiro Entre Pólos, repetiram a travessia de Cristóvão Colombo em seu retorno para a Europa, em 1493, depois de ter encontrado um novo continente – a América.

Em 2008, em uma viagem de 34 dias, Tau Golin e Ademir Gigante de Miranda singraram a mesma rota que Colombo. Zarparam do Caribe, atracaram em ilhas dos Açores - onde desembarcou João Pedro Wolff, no 15º dia da travessia -, e depois seguiram para Cascais⁄Lisboa, no continente europeu. O documentário traz informações sobre o projeto de Colombo para realizar a travessia do Atlântico e chegar à Índia navegando desde a costa africana pelo rumo do poente. O documentário realiza comparações entre as técnicas dos navegadores dos séculos XV e XVI com os velejadores contemporâneos. Além dos ensinamentos históricos, destacam-se o cotidiano da vida a bordo, o enfrentamento de temporais, o frio e a chuva no Atlântico Norte, a arquitetura e o modo de vida dos açorianos, cujos antepassados povoaram o Rio Grande do Sul.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade