Soledadenses se mobilizam para conquista da Universidade Federal

Estudantes e lideranças estão em Chapecó (SC), onde apresentam proposta da região para implantação de unidade no Botucaraí

Por Lucas Bicudo em 03/07/2014

   

(Foto: Divulgação / Prefeitura Soledade)
Soledadenses se mobilizam para conquista da Universidade Federal

Aproximadamente 300 pessoas, em sua maioria estudantes do ensino médio de escolas de Soledade, estão viajando a Chapecó (SC) nesta quinta-feira (3), para acompanhar a entrega da proposta que demonstra o interesse da região em ter uma extensão da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Ao todo, saíram de Soledade sete ônibus e uma van, e o objetivo é mostrar para as autoridades da instituição que a população regional está mobilizada e que almeja esta conquista.

A partir das 10h, os membros do Conselho Estratégico Social (CES) vão receber as propostas das microrregiões interessadas em ter uma unidade da UFFS. Neste momento, será possibilitado às lideranças defenderem suas ideias, possibilitando um espaço para ampla manifestação.

O documento a ser entregue pelo Botucaraí contempla todas as informações necessárias, entre elas, apontando a infraestrutura existente no município, bem como, exaltando que é possível Soledade sediar uma unidade da instituição de ensino. Também informa que o primeiro curso pleiteado é na área da formação de professores em grau de excelência.

Passada esta etapa, o CES encaminhará as proposta à reitoria, mas caberá ao CONSUNI, posteriormente, ouvido o CES, estabelecer o cronograma de implantação dos novos campi, disposto num período de 10 anos, com propostas a serem implantadas: até 2020 ou até 2025.

A reitoria da UFFS fará a sistematização de todas as propostas recebidas, acrescentando observações e sugestões, e as remeterá ao Conselho Universitário e ao CES. Durante os meses de setembro de outubro deste ano, em sessões extraordinárias conjuntas, os dois conselhos irão debater sobre as propostas e ouvir as respectivas defesas. Por fim, em sessão exclusiva, o Conselho Universitário decidirá a respeito de quais propostas figurarão no Plano de Expansão Interna e Externa da UFFS, a ser submetido ao Ministério da Educação em fevereiro de 2015.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade