UPF inscreve para Especialização em Argumentação e Retórica

São oferecidos 17 cursos de especialização em diferentes áreas do conhecimento

Por Redação em 04/07/2014

   

(Foto: Divulgação / UPF)
UPF inscreve para Especialização em Argumentação e Retórica

A Universidade de Passo Fundo (UPF) inscreve para 17 cursos de especialização em diferentes áreas do conhecimento. Uma das opções é a Especialização em Argumentação e Retórica, que visa instrumentalizar profissionais para o desenvolvimento de discursos lógicos e convincentes. Interessados devem se inscrever até o dia 06 de agosto no site www.upf.br/pos.

De forma a demonstrar que qualquer estrutura argumentativa escrita e/ou discursiva necessita ter, no mínimo, uma boa justificativa, ser coerente e plausível, a especialização, em sua 1ª edição, pretende habilitar os alunos na capacidade de reflexão acerca da construção consistente de discursos e argumentos sob um ponto de vista analítico. Além disso, aborda conceitos que muitas vezes são usados de maneira equivocada, tornando as estruturas argumentativas confusas, inconsistentes e sem nexo, bem como questões referentes à oratória, a dicção e a retórica.

O corpo docente do curso é formado por mestres e doutores, e algumas das disciplinas que compõem a grade curricular são: Introdução à lógica argumentativa, Pragmática, Psicologia da comunicação, e Falácias. Segundo a coordenadora, professora Ana Paula Monteiro dos Reis Emmendorfer, o diferencial da especialização encontra-se em sua metodologia, ligada, sobretudo, a arte de bem argumentar por meio do raciocínio lógico. “Podemos dizer que em um mundo dominado pela era digital, se faz necessário, através da argumentação, resgatar as relações interpessoais, as quais parecem comprometidas. Ademais, outro diferencial é saber avaliar os mais variados discursos, nos mais diferentes contextos, e, além disso, poder ajudar aqueles que por serem mais introvertidos, não conseguem se comunicar seja num âmbito profissional e/ou pessoal,” comenta.

Público alvo e inscrições

A Especialização em Argumentação e Retórica é destinada aos diplomados em filosofia, letras, licenciaturas, comunicação e direito; profissionais liberais (representantes comerciais e corretores) e portadores de diploma de nível superior em geral. Interessados devem se inscrever no endereço eletrônico www.upf.br/pos, onde também é possível encontrar os documentos exigidos para a validação das inscrições, e informações sobre o período de seleção e matrículas.

As aulas iniciam no dia 12 de setembro. As mesmas são semanais, aos sábados pela manhã e à tarde, e serão ministradas no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campus I. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (54) 3316-8330 e pelo e-mail ifchpos@upf.br.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade