Estação de Tratamento de Água da Corsan recebe investimentos

Uma das obras é a construção de um reservatório semi-enterrado, com capacidade de armazenagem de 1.000m³

Por Lucas Bicudo em 18/07/2014

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
Estação de Tratamento de Água da Corsan recebe investimentos

Está em pleno andamento a construção do reservatório semi-enterrado, na Estação de Tratamento de Água (ETA). A obra, que iniciou há cerca de dois meses com a terraplanagem e preparação da estrutura de ferragem, nesta semana aconteceu a concretagem da base. Ao todo, foram 114 metros cúbicos de concreto, com uma espessura de 25 centímetros. O valor total da obra é de R$ 755.853,00.

De acordo com Milton Gambini Pires, fiscal de obras da regional Passo Fundo da Corsan, tudo está andando conforme previsto no cronograma de obras. “Passada esta etapa, se parte para a montagem da estrutura de ferragem e caixaria para construção das paredes do reservatório. Por último, vem a edificação da cúpula, para o fechamento da estrutura. Se tudo der certo e o tempo colaborar, no final do ano a obra está pronta”, assinalou.

O gerente da unidade de Soledade da Corsan, Sidnei Xisto, o reservatório semi-enterrado terá capacidade de armazenagem de 1.000m³. “Com isto, se somarmos o outro reservatório de mesma capacidade que já temos aqui, teremos uma reservação de 2 mil metros cúbicos, isto quer dizer que, se por uma eventualidade houver problema no abastecimento, teremos autonomia de 6h para garantir que não falte água da cidade”, informou.

Outra ação que também está em andamento é na ampliação da estrutura que abriga a casa de máquinas, localizado no Espraiado. Esta obra é necessária para que se instale uma terceira bomba, “com isto, se uma der problema, temos outras duas reservas para colocar em funcionamento, e assim continuar recalcando água para envio a ETA”, explicou Xisto.

Com relação aos projetos futuros, o gerente da unidade de Soledade da Corsan assinala que está em fase de licenciamento ambiental a obra de substituição da tubulação da adutora, totalizando 12Km. Da mesma forma, encontra-se na mesma situação o processo para construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que será localizada na perimetral Sul, as margens da ERS 332, no bairro Farroupilha.

corsan-1

Sistema de Telemetria

Soledade foi um dos primeiros municípios deste porte que tiveram instalado na Estação de Tratamento de Água o Sistema de Telemetria. Este software, segundo Xisto, faz o mapeamento de todos os reservatórios existentes no município em tempo real. “Desta maneira é possível como estão a situação dos reservatórios e com isso ter uma rapidez na tomada de decisões para a normalização do sistema, caso ocorra algum problema”, explicou.

O Sistema de Telemetria foi instalado na ETA no início de julho e ainda está em fase de testes. “É a tecnologia trabalhando em nosso favor, pois desta forma temos como monitorar automaticamente o abastecimento de água em Soledade”, concluiu gerente da unidade de Soledade da Corsan.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade