OAB Soledade inicia atividades da Semana do Advogado

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, esteve prestigiando a solenidade e na ocasião conversou com os acadêmicos de Direito da UPF Campus Soledade

Por Lucas Bicudo em 04/08/2014

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
OAB Soledade inicia atividades da Semana do Advogado

Membros da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Soledade, profissionais da advocacia e acadêmicos de Direito estiveram participando na sexta-feira (1º), do ato que marcou o início das atividades da Semana do Advogado. O evento aconteceu no auditório da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus de Soledade, e contou com a presença do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci.

A presidente da Subseção local, Claridê Chitolina Taffarel, assinala que a sua diretoria procurou estabelecer uma programação diversificada. “Nosso propósito é que os colegas se integrem, fortaleçam seus vínculos profissionais e que também possam discutir um pouco sobre a nossa profissão. Da mesma forma é um momento que reservamos para homenagear membros da Ordem que prestaram um importante trabalho”, aduziu.

Ela exaltou a honrosa presença do presidente da Seccional gaúcha, que abriu de forma especial as atividades em Soledade. “Este contato entre direção da Ordem com os colegas e futuros profissionais é muito profícua. Bertoluci falou das campanhas que estão sendo trabalhadas pela Seccional, enfatizou as conquistas da classe e em conversa com os acadêmicos de Direito, trouxe um pouco das ações que permeiam a nossa profissão”, ponderou.

oab-8

Durante sua presença em Soledade, Marcelo Bertoluci lembrou que a OAB/RS preparou uma programação intensa para celebrar o Mês do Advogado. “Com muita alegria iniciamos as comemorações na região do Planalto, onde ao longo da sexta-feira, realizamos diversas atividades em Passo Fundo. Por fim, viemos até Soledade para trazer nosso abraço afetuoso e também conversar sobre temas importantes que dizem respeito ao dia-a-dia do advogado e da cidadania”, ponderou.

O dirigente afirma que já se vivencia o clima das eleições, e por conta disso, no dia 19 de agosto, será realizado um encontro entre os oito candidatos ao Governo do Estado, que foi intitulada de OAB quer saber!. “Queremos promover o debate sadio, em que os postulantes ao cargo de Govenador vão expor seus projetos para temas importantes à cidadania, como educação, a efetividade do piso do magistério, o pagamento de precatórios, as verbas da saúde e as eleições limpas na internet”, assinalou.

Como resultado deste encontro, será elaborado um documento com os compromissos assumidos pelos candidatos, para poder acompanhar e fiscalizar o cumprimento daquilo que foi dito. O debate vai ser realizado na sede da OAB/RS, com inicio a partir das 14h, e é uma das atividades da campanha encampada pela Seccional gaúcha chamada “Eleições Limpas: Voto não tem preço, tem consequências”.

oab-9

Ao longo de sua explanação, Bertoluci falou de pautas no âmbito classista, onde enfatizou que um dos temas primordiais da gestão é a defesa das prerrogativas. Da mesma forma lembrou que a OAB não coaduna com desvios éticos dos advogados e que é rigorosa em suas punições. A implantação do processo judicial eletrônico igualmente foi mencionada pelo dirigente.

Por fim, Marcelo Bertoluci citou diversos pleitos que nasceram no Estado e que foram encampados pela advocacia de todo o país. “Recentemente o Supersimples para os advogados foi aprovado na Câmara e no Senado, e atualmente está para a sanção presidencial. O projeto faz justiça com a classe dos advogados, por sua importância, na medida que é indispensável à administração da Justiça e exerce um verdadeiro múnus público”, finalizou.

Comissão do Jovem Advogado
oab-4

Por ocasião das atividades da Semana do Advogado, também foi realizada a posse da nova diretoria da Comissão do Jovem Advogado. O presidente da OAB/RS prestigiou o ato, quando oficialmente empossou Felipe Borges Oliveira como presidente, e Adriano Gralha Silva, Natan Falcão Fiuza e Tainah Domingos como integrantes da diretoria.

O novo presidente enfatiza que pretende seguir os passos da gestão antiga, que era liderada pelo advogado Edilson Jr Santos. “Embora esteja atuando há seis meses na profissão, aceitei este desafio e estou aqui para aprender com os demais colegas. Uma das propostas que temos é aumentar a integração entre os jovens advogados com os profissionais mais antigos”, assinalou. O dirigente afirma que a Comissão do Jovem Advogado está disposta a ajudar os colegas em qualquer situação. “Queremos incentivar a qualificação, o fortalecimento da categoria e o não aviltamento dos honorários”, concluiu.

oab-1

Nova sede da OAB Soledade
Em fase de aprovação do projeto, deve se iniciar nas próximas semanas a obra de construção da nova sede da OAB, Subseção de Soledade. A informação foi dada pelo presidente da OAB/RS, ao fazer uma visita ao terreno que será edificado o prédio, após o término de sua palestra. “A materialização desta iniciativa demonstra o compromisso que temos com o projeto ‘nenhuma subseção sem sede’. Desta forma, estamos qualificando a prestação de serviços da Ordem gaúcha em todo o Rio Grande do Sul, pois a presença física da OAB/RS engrandece o município e fortalece a advocacia”, afirmou Marcelo Bertoluci.

O terreno está localizado junto ao Complexo do Judiciário, onde já se encontram o Foro, o MP e a Justiça do Trabalho. A estrutura da Ordem em Soledade será viabilizada por meio do projeto inédito de plantas padronizadas, que são adequadas ao número de advogados da região, proporcionando uma identidade visual única e economia no custo de construção em função da padronização.

oab-2

oab-3

oab-5

oab-6

oab-7

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade