Câmara de Soledade

01/05/2017 - Geral

Energia Fotovoltaica é tema de palestra realizada na Exposol 2017

Engenheiro elétrico Thiago Chini Eifert abordou sobre esta tecnologia que transforma luz solar em energia elétrica

Apresentar ao público uma alternativa em geração de energia, que é considerada uma fonte limpa e inesgotável. Foi com este propósito que o engenheiro elétrico Thiago Chini Eifert foi convidado a fazer uma palestra abordando o tema Energia Fotovoltaica. A palestra acontece no domingo, 30/4, e foi realizada em parceria com a Emater.

De acordo com o palestrante, que também é diretor da Integra Energia Solar, o intuito foi trazer informação para o público. “Nada mais é do que a energia elétrica produzida por um painel fotovoltaico, que é capaz de captar e transformar a luz solar em energia elétrica. Ele funciona como um gerador que produz energia a partir do sol”, explicou.

fotovoltaica-1

Thiago comenta que entre os benefícios está a autossuficiência energética. “Todo o investimento que é feito para implantação do sistema é recuperado no sexto e sétimo ano, sendo que as placas são capazes de produzir energia de pelo menos 25 anos e com uma taxa interna de retorno que fica entre 15 e 20%”, garantiu.

Já existem linhas de crédito disponíveis para financiar a implantação do sistema. Atualmente, a China é a líder, seguida da Alemanha no uso da energia fotovoltaica. Conforme dados da ANEEL, no Brasil já são 10 mil conexões, sendo que entre os anos de 2015 e 2016 houve um aumento de 400%. O Rio Grande do Sul está em terceiro lugar em nível de sistema implantado.

fotovoltaica-2


Lucas Bicudo
redacao@clicsoledade.com.br

Comentários



Notícias Relacionadas